Lisboa no Top 20 das cidades com melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal no mundo

A capital portuguesa encontra-se no Top 20 das das cidades com melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, uma análise realizada pela Blueground, especialista em ajudar trabalhadores a realocar-se para novas cidades, com o objetivo de ir além da simples intensidade do trabalho, analisando também a habitabilidade das cidades e o bem-estar e direitos dos seus habitantes.

Inicialmente, o estudo avaliou o clima laboral nos EUA, sendo depois alargado a nível internacional, de forma a compreender como o país se compara globalmente. Foram incluídas metrópoles conhecidas por atraírem profissionais e famílias, devido às suas oportunidades de trabalho e estilo de vida diversificado.

Os investigadores avaliaram as cidades com base em 16 fatores, começando pela pontuação de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Esta análise incluiu aspetos como as horas de trabalho, o tempo gasto em deslocações e os dias de férias usufruídos. Além disso, a investigação considerou o acesso dos residentes a programas estatais de saúde e bem-estar, o apoio à igualdade de género e a inclusão da comunidade LGBT+. A análise também envolveu a avaliação da qualidade de vida, com foco na felicidade, segurança e acesso a espaços de lazer e bem-estar.

Este ranking é liderado Helsinquia, capital da Finlândia, seguida por Oslo, capital da Noruega e com Copenhaga, a capital da Dinamarca, a fechar o pódio. O Top 10 é ainda composto por cidades como Estocolmo (Suécia), Ottawa (Canadá), Sidney e Melbourne (Austrália), Bruxelas (Bélgica), Paris (França) e Zurique (Suíça).

Lisboa é a única cidade portuguesa a integrar este ranking mundial, e encontra-se na 19ª posição, com um Índice de Separação Trabalho-Vida de 98,5 pontos.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...