El Economista: Espanha pondera resgate total
O jornal espanhol El Economista avança hoje que Espanha está a ponderar pedir o resgate financeiro total, se o Banco Central Europeu (BCE) continuar a recusar adquirir títulos de dívida no mercado.
Depois de oficializar o pedido de resgate ao sistema financeiro, Espanha poderá querer evitar o “colapso financeiro iminente”, segundo o El Economista, que cita fontes próximas do governo.
A confirmar-se, este pedido de resgate ao Estado soberano seria uma linha de crédito temporária até à criação de um supervisor único para a banca europeia, medida que Bruxelas tornou pública recentemente, bem como até ao lançamento do Mecanismo Europeu de Estabilidade.
A pressão sobre as obrigações do Tesouro espanhol têm-se intensificado nos últimos dias, o que poderá comprometer o acesso do país aos mercados. A agravar a situação está a recusa do BCE em continuar a comprar a dívida espanhola no mercado.
Em causa fica o pagamento do reembolso de dívida, na ordem dos 28 mil milhões de euros, que Espanha terá de cumprir em Outubro.
Espanha conseguiu colocar hoje no mercado 3 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro, numa emissão a 3 e a 6 meses, embora os custos de financiamento tenham voltam a subir.