Têxtil português “tem de se estar constantemente a reinventar”, sublinha o CEO da Lameirinho

Foi por estradas por entre o Vale do Ave que viajamos para conhecer uma das mais reconhecidas e notáveis empresas de têxteis-lar do país, a Lameirinho. Mais do que uma marca, um legado familiar de 89 anos que segue na quarta geração e só tem um rumo, o futuro.

A Lameirinho é fruto da iniciativa do avô do actual CEO, Paulo Coelho Lima, o fundador da empresa, Joaquim Martins Coelho Lima, que desde cedo ganhou experiência como preparador de teias para a tecelagem, desde 1935, tendo trabalhado em empresas próximas.
Em 1948, torna-se um empreendedor e cria a sua própria empresa, com dois teares mecânicos, oferecendo trabalho na área da tecelagem a pessoas da região, começando assim a sua actividade industrial.
Por iniciativa da família, a Lameirinho sempre procurou acompanhar as inovações tecnológicas, tendo sempre como objectivo ir mais além e vencer novos desafios. Para tal, foi necessário controlar o processo produtivo e, assim, ao longo do tempo, investiram no crescimento da empresa, alargando assim a actividade aos demais sectores fabris – acabamentos, estamparia e confecção – tornando-se na empresa praticamente vertical, que é hoje. 

«Sendo esta uma empresa familiar, é muito importante que as gerações que se seguem gostem do negócio e sejam preparadas para dar continuidade. Temos tido essa sorte e privilégio, e é com orgulho que podemos dizer que a Lameirinho já vai na quarta geração», disse-nos Paulo Coelho Lima.
A convite do CEO da Lameirinho, fomos guiados por uma visita à fábrica e logo percebemos a complexidade do processo produtivo. Desde a escolha das matérias-primas até ao produto final, o cuidado e a precisão em cada etapa eram evidentes. O som das máquinas, o movimento das pessoas e o cheiro dos tecidos estavam em perfeita sintonia, criando um ambiente que só se sente aqui, no chão de fábrica.
Nesta viagem, percebemos a forma como a Lameirinho combina tecnologia moderna com técnicas artesanais tradicionais. A harmonia entre inovação e métodos antigos é algo raro e notável, mostrando que a empresa consegue manter a tradição enquanto avança para o futuro.
Em conversa, Paulo Coelho Lima falou-nos sobre o percurso da Lameirinho no mercado, os desafios do sector têxtil em Portugal e a forma como as empresas são reconhecidas lá fora pela sua qualidade e inovação.

Como descreveria o actual estado do sector de têxteis-lar em Portugal?
Há um grande reconhecimento da qualidade do nosso produto, e no mercado internacional a procura do “made in Portugal” continua muito activa.
A grande maioria da indústria têxtil-lar está localizada na região do Vale do Ave, o que faz com que esta continue a ser a rota preferencial para quem procura produção para “private label”.
A forte aposta na sustentabilidade e transparência também é responsável para que empresas internacionais continuem a procurar o fabrico português.

E qual a importância deste sector para a economia portuguesa?
Este sector é muito importante pelo elevado nível de exportação, e também de valor que é acrescentado cada vez maior, isto porque as empresas apostam cada vez mais em produtos diferenciadores e de melhor qualidade.
Como já referi anteriormente, a qualidade do têxtil português é uma referência a nível mundial. Reconhecem não só a nossa qualidade, como o serviço e acompanhamento pós-venda.
No caso da Lameirinho, temos orgulho em dizer que temos clientes que estão connosco há mais de 40 anos, e isto é seguramente válido para indústrias produtoras como nós aqui da região… Obviamente que manter esta como a rota do têxtil-lar internacional é de extrema importância para a economia do País.

Quais os principais desafios enfrentados pelo sector em Portugal actualmente?
Um dos maiores desafios é manter as indústrias do sector na linha da frente no que diz respeito a sustentabilidade
e inovação. Especialmente neste sector, o consumidor final valoriza cada vez mais a transparência das empresas quanto à redução da pegada ecológica no seu processo.
Sentimos também que é obrigatório estarmos atentos às garantias que damos e que atestem que o produto é sustentável e ecológico, e tudo isto exige muito investimento por parte das empresas.
Chegar à rastreabilidade do produto para que se consiga garantir ao consumidor final que o produto que está a adquirir está de acordo com as suas expectativas é um grande desafio.

E dentro de portas, quais são as mais-valias que a Lameirinho tem para oferecer aos colaboradores?
A grande mais-valia é a Lameirinho ser uma empresa que se pauta por valores como a integridade, a ética e a confiança, e isto faz com que os colaboradores sintam orgulho em fazer parte desta organização… Até pelo nível “reputacional” que tem enquanto empresa.
Procuramos sempre que os nossos colaboradores sintam que são o maior activo da empresa.
Em termos de benefícios adicionais proporcionamos aulas de ginástica e uma psicóloga disponível para quem necessitar. Damos também apoio ao CCD constituído por colaboradores que promove actividades para colaboradores

É importante para a Lameirinho a aposta em Investigação & Desenvolvimento?
É muito importante para a Lameirinho mostrar alguma diferenciação, e o nosso departamento de I&D procura surpreender os nossos clientes de uma forma constante. Para além disso temos um laboratório dentro de portas que é fundamental para validar a qualidade dos nossos novos produtos e o rigor dos nossos acabamentos. 

A aposta na marca própria é mesmo o caminho a seguir pela Lameirinho?
A marca própria é uma aposta estratégica da empresa, mais do que um caminho a seguir é o legado da terceira geração. O nosso percurso na área de hotelaria “premium” tem-nos mostrado que a experiência de quem dorme nos nossos lençóis quer replicar essa mesma experiência em casa.
Fomos questionados várias vezes sobre onde poderiam comprar esses mesmos lençóis e foi precisamente o consumidor que despoletou a jornada para a marca própria Lameirinho. 

Quais os principais projectos e expectativas para o futuro próximo na Lameirinho?
Este é um sector que como muitos outros tem de se estar constantemente a reinventar, procurando produto diferenciador, mantendo a aposta na qualidade e estando constantemente atento ao serviço prestado ao cliente.
O nosso foco para o futuro, vai no alinhamento da estratégia que definimos para estes últimos cinco anos. Crescer em mercados onde já marcamos presença, crescer no canal digital… Quer no nosso, quer em market places, assim como no canal digital dos nossos clientes.
Estamos também a fazer uma forte aposta na área de “Contract” e apoiar as unidades hoteleiras “premium”, a proporcionarem uma “dormida” de luxo ao seu cliente.
A nossa marca própria Lameirinho é também uma forte aposta da empresa, com ela queremos fazer parte da vida dos portugueses e de uma forma única, marcar a diferença na sua experiência de sono.
Estamos a fazer esforços em comunicação para tornar a Lameirinho numa “love brand” desejada por quem privilegia um produto de qualidade e quer algo diferenciador. 

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