CEO de tecnológica abre os cordões à bolsa… para fazer os trabalhadores que discordam dele abandonarem a empresa

Um CEO de uma empresa tecnológica decidiu oferecer aos seus funcionários 30 mil dólares… para que deixassem os seus empregos.

O momento invulgar sucedeu na ‘Automattic’, de Matt Mullenweg, co-criador do WordPress, que avançou com 30 mil dólares – ou seis meses de salário – a todos os funcionários que discordavam dele na forma como lidava com o fornecedor de serviços rival da WordPress, WP Engine.

A empresa de tecnologia com sede em São Francisco, mais conhecida pela sua plataforma WordPress.com, tem estado envolvida em tensões recentes. Numa publicação no blogue, o CEO revelou que uma “boa parte” dos funcionários discordava dele e das recentes ações da empresa. “Por isso, decidimos conceber o pacote de aquisição mais generoso possível. Chamamos a isto uma 0Oferta de Alinhamento0: se se demitisse antes das 20h00 UTC de 3 de outubro de 2024, receberia 30.000 dólares ou seis meses de salário, o que for maior”, escreveu.

“Os RH adicionaram alguns detalhes extras para adoçar o negócio; queríamos torná-lo o mais atrativo possível”, apontou Mullenweg, que indicou que um total de 159 colaboradores aceitou a oferta, o que representa 8,4% da organização. “18 pessoas ganharam mais de 200 mil/ano! Uma pessoa começou dois dias antes do prazo. Quatro pessoas aceitaram e mudaram de ideias”, acrescentou.

Mullenweg descreveu os acontecimentos recentes como uma “montanha russa emocional”. “No dia em que se contrata alguém, não se espera que se despeça ou seja despedido, espera-se um relacionamento longo e mutuamente benéfico. No entanto, agora sinto-me muito mais leve. Estou grato e agradecido por todas as pessoas que aceitaram a oferta, e ainda mais entusiasmado por trabalhar com aqueles que recusaram 126 milhões de dólares para ficar”, referiu.

Em setembro último, insatisfeito com o facto de a WP Engine não estar a dedicar tanto tempo da equipa a manter e melhorar o projeto de código aberto WordPress como a Automattic, Mullenweg pediu à WP Engine que pagasse 8% da sua receita à Automattic como taxa de licença para a utilização do WordPress. No passado dia 3, a WP Engine respondeu com uma ação judicial acusando a Automattic de tentativa de extorsão.

Ler Mais



Comentários
Loading...