Putin terá demolido casa de férias em Sochi devido aos receios dos ataques de drones ucranianos

Vladimir Putin terá demolido a sua casa de férias no Mar Negro, depois de ter parado de visitar a zona devido aos receios com os ataques da Ucrânia, segundo indicou esta quarta-feira um site da oposição russa, o ‘Proekt’, que indicou que a vila (a ‘dacha’) do presidente russo, perto de Sochi, tornou-se um local regular para ataques de drones ucranianos, algo que “Putin teme”.

O site de notícias independente publicou um par de imagens de satélite, nos quais se pode ver a ‘dacha’ em maio de 2023, e outra em maio de 2024, depois de ter sido arrasada – de acordo com a ‘Proekt’, “o local da dacha agora é um poço”.

Vladimir Putin visitou a sua vila em Sochi pela última vez há sete meses, segundo informou uma fonte próxima de Putin ao site, que é administrado por jornalistas russos que vivem no exílio. Até quebrou uma longa tradição de vir a Sochi para comemorar o aniversário de Alina em maio”, acrescentou a fonte, referindo-se a Alina Kabaeva, a alegada amante secreta de Putin, com quem ele tem dois filhos.

As autoridades do Kremlin ficaram surpreendidas por não serem mais convidadas para a dacha de Putin, chamada Bocharov Ruchey. Uma fonte do ‘Proekt’, descrita como uma “amiga de Putin”, disse ao site que as autoridades do Kremlin “discutem isso entre si e ficam surpreendidas por terem parado de ser convidadas para reuniões em Sochi”.

Segundo dados do Kremlin, Putin ficava até 37 dias por ano na dacha de Sochi. Mas com os drones ucranianos a aumentar a intensidade dos seus ataques em Sochi, Putin parece ter desistido do que acreditava ser uma das suas casas de férias favoritas.

Putin só visitou Bocharov Ruchey uma vez este ano, quando recebeu Rafael Gossi – chefe da Agência Internacional de Energia Atómica da ONU – em março.

Bocharov Ruchey foi construído inicialmente pela União Soviética como residência de verão para os seus líderes. Putin terá renovado a casa de férias com acomodações de luxo e salas de reunião, para seu uso com a família e convidados. Terá construído uma réplica do seu escritório em Moscovo na dacha de Sochi, para que pudesse dar a impressão de que estava na capital russa quando fosse conveniente. Segundo a publicação online, Putin isolou-se na dacha durante a pandemia da Covid-19, aproveitando o clima mais ameno da região.