BPI, Fundação ”la Caixa” e FCT destinam 5,2 milhões de euros para projetos que valorizem o interior do país

A edição de 2024 do Programa Promove – O Futuro do Interior, da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), atribuiu apoios a fundo perdido que totalizam 5,2 milhões de euros a 29 projetos e 16 ideias, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável nas regiões do interior de Portugal.

Os premiados incluem 11 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 18 projetos-piloto e 16 ideias inovadoras. Os projetos são distribuídos entre as regiões do interior Norte (11), Centro (10) e Alentejo (8). A vertente de ideias, dirigida a estudantes do ensino superior, destaca-se na região centro, que conta com 10 equipas selecionadas, enquanto a região norte participa com seis.

Entre os projetos distinguidos, salientam-se iniciativas que utilizam Inteligência Artificial para a otimização da rega em olivais e para a monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP. Outros projetos visam a valorização do património natural, como o céu noturno do Alqueva, e do património cultural da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial. Há ainda inovações que exploram produtos e subprodutos, como a utilização da capota de amêndoa na alimentação animal e da bolota como sucedâneo do café.

O concurso anual do Programa Promove concede apoios a fundo perdido para projetos-piloto (até 150.000 euros), projetos de I&D mobilizadores (até 250.000 euros) e ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários (prémio de 5.000 euros).

Os projetos de I&D focam-se em áreas de grande relevância para o desenvolvimento do interior, incluindo águas termais, parques naturais e estudos sobre riscos biológicos, enquanto os projetos-piloto e ideias procuram gerir recursos naturais e valorizar o património para atrair turistas e novos residentes.

Desde a sua criação, o Programa Promove já mobilizou mais de 17 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 116 projetos e 30 ideias inovadoras. Deste valor, mais de 5 milhões de euros foram garantidos pela FCT, que contribui para este financiamento desde 2021, reforçando o apoio da Fundação “la Caixa”.

A participação da FCT no programa visa promover projetos de I&D que fomentem o desenvolvimento das regiões do interior, valorizando os recursos e competências locais e promovendo a formação de recursos humanos qualificados.

Desde a sua implementação em Portugal em 2018, a Fundação “la Caixa” destinou, em 2024, um total de 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...