Marca Portugal com avaliação moderada em reputação e força, tanto para portugueses como estrangeiros

Portugal obteve uma avaliação moderada na sua força e reputação, tanto a nível interno, com 62,6 pontos, como externo, com 60,9 pontos, segundo um estudo da consultora OnStrategy.

A análise foi realizada no primeiro semestre de 2024, com base na opinião de diferentes públicos, incluindo cidadãos, estudantes, empresários, investidores, emigrantes e turistas em 25 países. O estudo avaliou 16 atributos, como a notoriedade, confiança, governo e ética, inovação, estilo de vida, segurança, entre outros.

No geral, os resultados indicam que a perceção externa de Portugal está a aproximar-se da avaliação interna, o que demonstra uma quebra na autoperceção dos portugueses e um crescimento na imagem internacional do país.

Internamente, entre os portugueses, a marca Portugal registou uma avaliação de 62,6 pontos, ligeiramente superior ao ano anterior (+0,1 pontos). Os profissionais são os que mais valorizam o país, com 64,5 pontos, seguidos pelos investidores. Em termos de atributos, os mais bem avaliados foram os relacionados com valores, cultura, tradições e beleza (86,9 pontos).

Apesar de algumas melhorias, como a subida na relevância internacional e na comunicação externa, há preocupações, principalmente nos atributos de ambiente político (42,9 pontos) e segurança e apoio na saúde, que registou a maior queda (-6,5 pontos).

No público externo, a marca Portugal registou 60,9 pontos, com um crescimento constante nos últimos anos. Os turistas destacaram-se com uma avaliação de 65,2 pontos, refletindo uma visão positiva de Portugal. Entre os atributos mais valorizados estão a beleza (81,0 pontos) e a cultura e tradições (79,0 pontos).

No entanto, os cidadãos estrangeiros e investidores ainda mantêm uma avaliação vulnerável, e atributos como a relevância internacional e a inovação continuam a registar pontuações mais baixas.

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