Azul contrata advogados em Portugal para discutir dívida com a TAP

A companhia aérea brasileira Azul anunciou ter contratado um escritório de advogados em Portugal para auxiliar nas negociações com a TAP, relativas ao pagamento de um empréstimo de 90 milhões de euros, realizado em 2016. Em comunicado ao regulador de mercado brasileiro, citado pela Bloomberg, a Azul revelou a possibilidade de antecipar o vencimento da dívida, que tem prazo final em março de 2026, avança o ‘Negócios’.

A dívida da TAP, que poderá ascender aos 200 milhões de euros, tem sido tema de discussão após a empresa portuguesa não ter cumprido integralmente com as cláusulas do empréstimo. A Azul justificou a contratação dos advogados pela relevância do contexto atual, marcado por conversas sobre uma eventual privatização da TAP. As negociações entre as duas partes estão a decorrer de forma amigável, assegurou a companhia brasileira.

Recentemente, foi noticiado que a TAP propôs um pagamento de 50 milhões de euros à Azul, abaixo dos 90 milhões inicialmente acordados. Face a isto, John Rodgerson, CEO da Azul, ameaçou romper a parceria comercial que têm no mercado brasileiro, um ativo estratégico para a TAP no processo de privatização, caso não haja um desenvolvimento positivo nas negociações.

Rodgerson revelou ainda que a Azul já falou com os três interessados na privatização da TAP: Lufthansa, Air France-KLM e IAG. O CEO salientou a possibilidade do caso acabar em tribunal, criticando a separação de ativos no processo de venda da TAP, referindo que a atual divisão entre TAP SGPS e TAP S.A. poderia ser ilegal.






Comentários
Loading...