Receios de uma “guerra total” entre o Irão e Israel fazem disparar preço do petróleo

O preço do petróleo Brent, referência na Europa, registou uma subida de cerca de 2% esta quarta-feira, após ter disparado na terça-feira devido às crescentes tensões entre o Irão e Israel. Atualmente, o Brent encontra-se próximo dos 75 dólares por barril, enquanto na manhã de terça-feira era negociado a 70 dólares. Este aumento reflete o receio de um possível ataque israelita aos campos petrolíferos iranianos, bem como de sanções mais severas que possam reduzir a oferta de petróleo bruto proveniente do Irão.

O Irão, apesar de estar sujeito a sanções impostas pelos EUA e outros países ocidentais, continua a exportar petróleo para nações como a China e a Índia, que não seguem as diretrizes ocidentais. Nos últimos anos, a produção iraniana tem aumentado, ultrapassando os 3,2 milhões de barris diários, em contraste com os cerca de 2 milhões de barris que produzia em 2019, quando as sanções eram mais rigorosas. Analistas alertam que, se as sanções forem novamente reforçadas, o mercado global poderá perder mais de um milhão de barris por dia, conta o ‘elEconomista’.

Especulações sobre um ataque israelita às instalações petrolíferas do Irão têm gerado preocupações no mercado, embora alguns especialistas considerem este cenário improvável, dado que tal ação poderia pressionar os preços do petróleo para além dos 80 dólares por barril e causar instabilidade económica nos aliados de Israel, que estão a combater a inflação. Em vez disso, acredita-se que Israel opte por atacar instalações militares, como já ocorreu em abril deste ano.

O risco de uma escalada no conflito entre o Irão e Israel levanta preocupações sobre as repercussões no mercado energético global. O Irão representa cerca de 4% da produção mundial de petróleo e qualquer interrupção significativa no fornecimento poderia resultar num aumento expressivo dos preços, possivelmente levando o barril de petróleo a atingir os 100 dólares. Analistas indicam que tal cenário poderia agravar a inflação nos principais mercados desenvolvidos, forçando uma resposta dos bancos centrais, com possível impacto nas taxas de juro.

Apesar dos riscos, alguns especialistas acreditam que este aumento no preço do petróleo poderá ser temporário, como já aconteceu em crises anteriores no Médio Oriente. Historicamente, os preços do petróleo tendem a subir durante conflitos, mas rapidamente se ajustam às dinâmicas da oferta e procura.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...