Ativistas ambientais que atiraram sopa a quadro de Van Gogh conhecem hoje sentença: juiz já avisou que “podem ir para a prisão”
As duas ativistas ambientais que atiraram sopa ao quadro “Girassóis”, de Van Gogh, conhecem esta sexta-feira a sentença: Phoebe Plummer e Anna Holland devem ser condenadas a uma pena de prisão. De acordo com os britânicos ‘The Guardian’, o juiz Christopher Hehir já avisou as responsáveis para estarem “preparadas, em termos práticos e emocionais, para irem para a prisão.
Em outubro de 2022, duas ativistas do movimento “Just Stop Oil” atiraram sopa de tomate contra o quadro “Girassóis” de Vincent Van Gogh, na National Gallery, em Londres. Em seguida, colaram as palmas das mãos à parede sob o quadro. O objetivo desta ação de protesto foi criticar a exploração de combustíveis fósseis e, por conseguinte, a inação dos políticos perante a crise climática.
A obra pintada em 1888 tem um valor estimado de 86,2 milhões de euros.
A Polícia Metropolitana de Londres disse que os seus agentes detiveram duas pessoas por suspeita de danos criminais e transgressão agravada.
O movimento ‘Just Stop Oil’ quer que o Governo britânico decrete o fim imediato de qualquer novo projeto de petróleo ou gás.
O grupo tem chamado atenção, e críticas, por direcionar as suas ações contra obras de arte em museus.
Em julho, ativistas do ‘Just Stop Oil’ colaram-se na moldura do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts de Londres, e no quadro “The Hay Wain”, de John Constable, na National Gallery.
Os ativistas ambientais também bloquearam pontes e ruas em Londres durante duas semanas de protestos.
🌻 Donate here: https://t.co/ToppxEF6u3 pic.twitter.com/vDd8asn3Le
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) October 14, 2022