Biden recebe hoje Zelensky: presidente ucraniano vai apresentar plano de vitória de Kiev
Volodymyr Zelensky vai ser recebido esta quinta-feira por Joe Biden e separadamente pela vice-presidente Kamala Harris, anunciou a Casa Branca, salientando que a agenda dos encontros será focada na guerra entre Moscovo e Kiev, bem como no apoio de Washington à Ucrânia, de acordo com um comunicado da Presidência americana. Em aberto está a possibilidade de um encontro com o ex-presidente e candidato republicano nas próximas eleições de novembro, Donald Trump.
O presidente ucraniano vai apresentar o seu “plano de vitória” aos líderes americanos, sendo que a adesão de Kiev à NATO faz parte do ambicioso projeto para pôr fim à guerra com a Rússia, confirmou Andriy Yermak, chefe de gabinete de Zelensky – com poucos detalhes conhecidos até ao momento, o ‘plano de vitória’ ucraniana tem por objetivo persuadir Washington e outros aliados a intensificarem e acelerarem o apoio militar e diplomático à Ucrânia, numa tentativa de forçar Moscovo a negociar um fim do conflito em termos aceitáveis para Kiev.
No plano, consta um “conjunto de soluções interligadas que darão à Ucrânia poder suficiente, coisas suficientes para colocar esta guerra no caminho para a paz”.
Recorde-se que Volodymyr Zelensky já discursou na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, esta quarta-feira. O presidente ucraniano sublinhou a importância da segurança nuclear no seu plano de paz, lembrando à audiência internacional que “a maioria no mundo entende o que está em jogo”, insistindo que não pode haver paz sem a Ucrânia e que as ameaças nucleares que pairam sobre a Europa devem ser tratadas com a máxima seriedade.
No seu discurso, Zelensky reforçou ainda o apelo à comunidade internacional para que apoie a Ucrânia na luta contra a agressão russa, apresentando o seu “plano de vitória”. Esta iniciativa, segundo o presidente ucraniano, oferece um caminho concreto para acabar com o conflito, mas requer um aumento significativo do apoio ocidental.