Roménia confirma ataque russo a cargueiro com cereais na sua zona económica exclusiva

As autoridades romenas confirmaram, esta sexta-feira, que o ataque com mísseis levado a cabo pela Rússia contra um navio cargueiro de cereais, pouco depois de este ter partido do porto ucraniano da cidade de Chornomorsk, no Mar Negro, ocorreu dentro da sua zona de economia exclusiva.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia condenou o ataque contra o navio comercial, observando que constitui uma “escalada sem precedentes” no quadro de uma “guerra ilegal contra a Ucrânia” – apontou ainda que este tipo de atos representa “uma violação do Direito Internacional que põe em perigo a segurança alimentar global”.

“A Rússia deve parar de atacar navios comerciais e respeitar a liberdade de navegação”, salientou em comunicado: recorde-se que a Guarda Costeira romena indicou que o ataque ocorreu por volta das 20 horas (horário local), quando o navio navegava no Mar Negro, em direção à Turquia.

O navio estava perto da cidade de Sulina, no leste da Roménia, quando ocorreu uma explosão a bordo. “O capitão enviou uma mensagem de rádio a pedir que alterassem a rota para chegar a Constanza e analisassem os dados”, explicaram.

A empresa de segurança britânica ‘Ambrey’ garantiu que se tratou “do primeiro ataque direto da Rússia contra um navio mercante no Mar Negro” desde novembro de 2023.






Comentários
Loading...