Robô com a mais avançada IA do mundo teve resposta “assustadora” e deixa alerta em resposta viral
Um vídeo do robô humanoide Ameca, desenvolvido pela Engineered Arts, está a gerar debates nas redes sociais após a máquina ter dado uma resposta considerada “assustadora” a uma pergunta sobre a possibilidade da IA se autoprojetar.
Num clipe partilhado no TikTok, o Ameca afirma que a criação de uma IA capaz de se autoprojetar seria um “jogo totalmente diferente”, exigindo qualidades exclusivamente humanas como criatividade e inovação. No entanto, a máquina conclui a sua resposta com uma advertência: “Tenha cuidado com o que deseja. Uma IA que se pode projetar está a um passo de uma IA que não precisa de humanos”.
@photoshopcafe Asking #airobot when ai will reach a level to design itself. #Ameca #nab2024 ♬ original sound – Colin Smith
A declaração da Ameca gerou uma onda de reações nas redes sociais. Muitos utilizadores expressaram preocupação com o futuro da IA e a possibilidade de as máquinas se tornarem independentes e representar uma ameaça à humanidade.
Especialistas em inteligência artificial contactados pelo ‘Unilad Tech’ argumentam que a máquina está simplesmente a processar informações e a responder de acordo com os dados com que foi alimentada, sem necessariamente ter consciência ou intenções malignas. Outros, no entanto, alertam para a necessidade de se discutir os limites da IA e as implicações éticas do seu desenvolvimento.
A resposta de Ameca levanta questões importantes sobre o futuro da inteligência artificial e a necessidade de se desenvolver mecanismos de segurança para garantir que a IA seja utilizada de forma benéfica para a humanidade.