“Atualmente, é quase impensável não ter a componente dos pagamentos digitais integrada na atividade de uma empresa”, diz o co-fundador da Ifthenpay

O sector dos pagamentos electrónicos tem assistido a uma transformação acelerada, redefinindo a forma como realizamos transacções financeiras. No entanto, por detrás da conveniência e flexibilidade proporcionadas por estas plataformas, as empresas do sector enfrentam desafios constantes que procuram superar dia após dia.
Enquanto a procura por soluções de pagamentos digitais cresce exponencialmente, as empresas deste sector enfrentam o duplo desafio de inovar constantemente para dar resposta às expectativas dos consumidores.
Neste contexto, compreender as normas regulatórias, garantir a segurança das transacções e continuar a inovar e a acompanhar as tendências tecnológicas tornam-se um imperativo para o sucesso e a sustentabilidade das empresas deste sector.
A Risco falou com Nuno Breda, co-fundador da Ifthenpay, fintech portuguesa especializada em pagamentos digitais para empresas, por forma a conhecer o estado da arte em Portugal, quais os desafios e oportunidades, bem como as vantagens para as empresas que optam por oferecer soluções flexíveis aos seus clientes.

Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao adoptar soluções de pagamento digital?
Hoje, podemos considerar que os desafios para aderir a uma solução de pagamentos digitais são muito menores do que seriam há algum tempo. Empresas como a Ifthenpay apresentam soluções chave na mão, de muito baixo custo e com um esforço mínimo de implementação.
Ter uma gateway de pagamentos integrada no processo de venda está agora ao alcance de qualquer empresa, mesmo que não possua internamente recursos com grandes conhecimentos técnicos. 

Quais são os principais benefícios para as empresas?
Actualmente, é quase impensável não ter a componente dos pagamentos digitais perfeitamente integrada na actividade comercial de uma empresa. Poder proporcionar aos seus clientes uma gateway com múltiplos métodos de pagamento, para que eles possam escolher com qual se sentem mais seguros e confortáveis, por si só, traz grandes benefícios. Mas existem mais. Todo o processo pode ser automatizado. Ao estarem integradas no sistema de vendas, qualquer que ele seja, as soluções de pagamentos digitais da Ifthenpay permitem minimizar os recursos humanos afectos à actividade comercial durante todo o seu ciclo.
Encomendas, facturas, pagamentos e recibos podem ser processados automaticamente. Só por aqui é fácil demonstrar o retorno do investimento nestas soluções. 

Como é que as soluções de pagamento digital da Ifthenpay estão a adaptar-se às necessidades das PME?
Em áreas tecnológicas, a evolução é constante e as soluções de pagamentos digitais da Ifthenpay acompanham sempre todas as inovações do mercado. Nas vendas presenciais, os pagamentos por MB Way, com leitura do QR Code pelo telemóvel, juntamente com a tecnologia NFC, o Tap-to-pay, Apple Pay, Google Pay e os “Gadjets Contactless”, estão disponíveis nos nossos TPA e/ou nos telemóveis dos comerciantes. Nas vendas à distância, seja com lojas online, seja com os formulários gratuitos da Ifthenpay, a interligação à gateway dos pagamentos digitais proporciona métodos modernos como o MB Way, o Payshop, os cartões de crédito, a referência Multibanco e até os pagamentos parcelados – Buy Now, Pay Later.
Consegue-se também gerar links para estes formulários, que podem ser enviados por email, partilhar nas redes sociais, ou por WhatsApp.

Como é que estão a lidar com a evolução das regulamentações em diferentes regiões?
A Ifthenpay, desde a sua génese, sempre lidou muito bem com a regulamentação do sector, cumprindo todos os requisitos que lhe atribuíram o estatuto de Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco de Portugal.
Acompanhamos sempre todas as evoluções regulatórias, não só em Portugal, mas também nos países da Área Económica Europeia (EEA), onde também está autorizada a exercer esta actividade.

Com o aumento das transacções digitais, quais são as principais preocupações de segurança cibernética?
A primeira preocupação será sempre escolher uma empresa fornecedora destes serviços que seja licenciada e regulada. Desta forma minimizam-se um conjunto de potenciais riscos associados à actividade. A supervisão do Banco de Portugal assegura que estas empresas trabalhem seguindo as melhores práticas e com elevados padrões de segurança.
Do lado dos comerciantes, as preocupações devem centrar-se na avaliação cuidada dos clientes a quem disponibilizam os métodos de pagamento e na monitorização atenta das suas transacções.

Quais são as tendências emergentes no sector de pagamentos digitais?
A Ifthenpay procura sempre dar reposta ao que o mercado exige a cada momento, não só acompanhando as novas tendências, mas também estimulando a adopção dessas inovações tecnológicas junto dos seus clientes.
Verificamos que a utilização das criptomoedas como método de pagamento ainda não tem mercado com expressão. Talvez precisamente pela falta da tão importante regulação. O aparecimento do Euro digital pode, no futuro, vir a alterar este cenário. As carteiras digitais mais relevantes já estão integradas na gateway de pagamentos da Ifthenpay, como já explicado atrás.

Como é que a inteligência artificial (IA) está a ser integrada nas soluções de pagamento digital?
Há vários exemplos de utilização da IA nestas soluções, como, por exemplo, a automatização dos serviços de Helpdesk, para fazer o tratamento e a aprendizagem sistemática das respostas introduzidas nos registos das assistências diárias. Já tem a capacidade de resolver questões de clientes com um elevado grau de precisão com base no histórico aprendido. Outro exemplo é utilizar a IA no incremento da segurança nas transacções.
Analisar padrões de comportamento permite identificar actividades suspeitas com maior rigor. A capacidade de processar rapidamente grandes quantidades de informação possibilita o cruzamento e análise de dados essenciais à gestão do risco associado a esta actividade.

Como vê a “banca do futuro” e quais as mudanças que prevê que ocorrerão nos próximos anos?
O crescimento de empresas como a Ifthenpay deverá acentuar-se, trabalhando de forma cada vez mais próxima e integrada com a banca tradicional. Esta complementaridade de serviços deverá ser consolidada nos próximos tempos.
Se, por um lado, continuarão a ser necessárias contas bancárias para qualquer actividade comercial, por outro lado, a disponibilização de métodos de pagamentos integrados nas mais variadas plataformas tecnológicas, e com automatização de todo o processo comercial, irá sempre necessitar de uma empresa com forte componente de TI.  

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