Sete urgências fechadas hoje (e amanhã a situação é pior…). Veja se as da sua região são afetadas
Este fim de semana será marcado por dificuldades de acesso a cuidados de saúde, com sete urgências hospitalares encerradas este sábado e a previsão de que oito urgências estarão fechadas amanhã, domingo. As informações foram divulgadas pelo portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que indica também várias urgências em funcionamento limitado, afetando sobretudo os serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria.
Encerramentos e Referenciações no Sábado
Hoje estão encerradas as seguintes urgências:
- Hospital Amadora-Sintra – urgência de obstetrícia e ginecologia;
- Hospital do Barreiro – urgências de obstetrícia, ginecologia e pediatria;
- Hospital de Vila Franca de Xira – obstetrícia e ginecologia;
- Hospital de Abrantes – obstetrícia e ginecologia;
- Hospital de Leiria – obstetrícia e ginecologia;
- Hospital Beatriz Ângelo (Loures) – pediatria.
Adicionalmente, a urgência pediátrica do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está aberta apenas entre as 08h00 e as 20h00, sendo referenciada ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e ao INEM durante a noite, das 00h00 às 08h00 e das 20h00 às 24h00.
Outras urgências funcionam com horários limitados, como a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier (Lisboa), que estará referenciada entre as 21h00 e as 24h00, e a urgência pediátrica do Centro Materno Infantil do Norte (Porto), que está referenciada das 08h00 às 18h00. Já o Hospital Garcia de Orta, em Almada, continua o dia todo com o serviço de obstetrícia e ginecologia referenciado para o CODU/INEM.
Oito Urgências Encerradas no Domingo
Amanhã, domingo, o cenário agrava-se com o encerramento de oito urgências. Mantêm-se os encerramentos previstos para hoje, aos quais se junta a urgência pediátrica do Hospital Santo André, em Leiria.
As urgências referenciadas mantêm-se, com algumas alterações: a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier funcionará como unidade referenciada das 00h00 às 09h00, ficando aberta no restante período do dia.
Hoje, sábado, estão sete urgências encerradas, três referenciadas (com restrições de horários) e uma urgência de obstetrícia referenciada para o CODU/INEM, num total de 196 urgências em funcionamento. Amanhã, domingo, será um dia ainda mais crítico, com oito urgências fechadas, três referenciadas e uma referenciada ao CODU/INEM, ficando 195 urgências a funcionar em todo o país.