Caos no SNS: Hoje estão fechadas oito urgências hospitalares… e há unidades só a funcionar por referenciação

Este domingo, o acesso aos serviços de urgência hospitalar continua comprometido, com oito urgências encerradas em várias regiões do país, afetando principalmente os serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria. O portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) alerta também para a existência de várias unidades em funcionamento com horários limitados, o que poderá complicar ainda mais o acesso aos cuidados de saúde.

Urgências Encerradas no Domingo

Hoje, encontram-se encerradas as seguintes urgências:

  • Hospital Amadora-Sintra – urgência de obstetrícia e ginecologia;
  • Hospital do Barreiro – urgências de obstetrícia, ginecologia e pediatria;
  • Hospital de Vila Franca de Xira – obstetrícia e ginecologia;
  • Hospital de Abrantes – obstetrícia e ginecologia;
  • Hospital de Leiria – urgência de pediatria;
  • Hospital Beatriz Ângelo (Loures) – urgência pediátrica.

Além destes encerramentos, a urgência de pediatria do Hospital Santo André (Leiria) está igualmente fechada hoje, agravando o panorama já difícil em várias regiões.

Serviços Referenciados

Algumas urgências encontram-se a funcionar de forma limitada. A urgência pediátrica do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está aberta das 08h00 às 20h00, sendo referenciada entre as 00h00 e as 08h00, e das 20h00 às 24h00 para casos urgentes encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e pelo INEM.

Já a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, que ontem, sábado, esteve referenciada das 21h00 às 24h00, hoje estará referenciada entre as 00h00 e as 09h00, reabrindo no restante período do dia.

A urgência pediátrica do Centro Materno Infantil do Norte (Porto) também mantém limitações, funcionando apenas até às 18h00. O Hospital Garcia de Orta, em Almada, continua com o serviço de obstetrícia e ginecologia referenciado para o CODU/INEM durante todo o dia.

Balanço do Fim de Semana

Ontem,  registaram-se sete urgências encerradas, sendo que a maioria desses encerramentos se mantém hoje, com a adição da urgência pediátrica do Hospital Santo André. Ao todo, este domingo, estão oito urgências fechadas, com três unidades referenciadas e uma urgência de obstetrícia e ginecologia direcionada ao CODU/INEM. Ao todo, 195 urgências encontram-se em funcionamento a nível nacional, oferecendo alternativas aos utentes.