Há um erro comum que comete ao desligar e ligar o computador e que pode acabar por o danificar

Já pensou a quantidade de vezes que liga e desliga o computador ao longo da semana?

Há inúmeras ações diárias nos seus dispositivos, plataformas ou serviços que são feitas sem pensar. Tanto que, apesar de realizar estas ações diariamente, muitas vezes adquirem-se tendências e costumes que podem ser prejudiciais, tanto aos dispositivos como também podem colocar em perigo a cibersegurança, refere a publicação ‘El Economista’.

Não é preciso ir muito longe: algo que fazemos todos os dias e que pode ser muito perigoso é deixar o carregador do telemóvel ligado durante todo o dia. Mas está longe de ser a única – muitos utilizadores de PC com Windows cometem um erro todos dias, ao ligar e desligar o computador. No entanto, a impaciência acaba por levar a melhor e há pouca paciência para esperar pela tecnologia – para isso, tomam-se atalhos ou formas de agilizar todos os processos.

Um dos erros mais comuns é ao ligar e desligar o computador, o que geralmente demora pelo menos alguns segundos para que o dispositivo se prepare para exibir todas as informações que guardou. Para acelerar este processo, a Microsoft introduziu uma secção chamada Quick Start no Windows.

Esta ferramenta permite iniciar o seu PC muito mais rapidamente, combinando elementos do tradicional encerramento do computador com o modo de suspensão. A chave é que em vez de carregar tudo de raiz, o sistema simplesmente recupera os dados guardados, o que reduz significativamente o tempo de arranque.

Obviamente, esta ferramenta oferece vantagens para os utilizadores, no entanto, abusar dela pode ter consequências negativas para o seu dispositivo, como causar danos e ter de ser reparado ou trocado prematuramente.

Isto porque este arranque rápido faz com que o seu computador não se desligue completamente e continue a consumir energia para manter a informação em estado de hibernação, o que a deteriora. Por sua vez, muitas vezes neste modo pode interferir com as atualizações do sistema, provocando bloqueios ou interferências que podem acabar por afetar o equipamento.

Portanto, se quiser cuidar do seu computador e fazer com que dure mais tempo, é recomendável que desative esta ferramenta completamente.

Como desativar o arranque rápido no Windows

Para desativar o arranque rápido no seu computador Windows, abra primeiro o Painel de Controlo e pesquise Opções de Energia. Em seguida, clique em Escolher o comportamento dos botões de alimentação e, se necessário, em ‘Alterar definições atualmente indisponíveis’.

Por fim, desmarque a caixa junto a Ativar arranque rápido (recomendado) e guarde as alterações. Feito isto, o seu computador irá arrancar normalmente, o que pode demorar um pouco mais, mas a longo prazo pode corrigir problemas de compatibilidade ou de arranque.