Aston Martin revela novo carro desportivo Vanquish com motor V-12: fera de 823 CV chega aos 344 km/h

A Aston Martin lançou o Vanquish, um novo carro que estará no topo da sua linha em preço, potência e prestígio, na Lagoa de Veneza durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O coupé de dois lugares marca o regresso da marca Vanquish, que a Aston Martin usa esporadicamente desde 2001 – os modelos mais recentes foram produzidos em 2018. Com um V-12 biturbo de 5,2 litros que produz 823 CV e 1000 Nm de torque, o carro mostra que a marca de 111 anos não abandonou a combustão interna, mesmo que a maioria tenha reduzido os motores e feito a transição para veículos híbridos e elétricos.

O Vanquish tem a maior velocidade máxima (344 km/h) de qualquer carro de produção em série da Aston Martin. “Era inconcebível que um novo carro-chefe da Aston Martin fosse equipado com qualquer coisa que não fosse um V-12 de última geração”, referiu Roberto Fedeli, diretor técnico da Aston Martin.

O desportivo V-12 com motor dianteiro segue outros modelos com posicionamento de motor semelhante, incluindo o Valour e o DBS: chega com uma caixa de velocidades automática de oito velocidades controlada por uma alavanca central; um botão manual separado permite uma substituição da função automática para direção com ‘paddle shifters’ montados no volante.

O Vanquish tem ainda um teto panorâmico de vidro de comprimento total que é escurecido para permitir 6% de transmissão de luz, com um revestimento ‘low-e’ para proteger os ocupantes dos raios UVA e UVB.

À medida que a marca procura elevar o seu estatuto de luxo premium, com preços médios 4,5 vezes superior aos da BMW e o dobro dos da Porsche: por isso, é expectável que o preço do Vanquish seja o mais alto dos carros de série de estrada atualmente superados pelo Aston Martin DBS Volante Ultimate de 429 mil dólares.

Limitado a menos de 1.000 unidades produzidas anualmente, o Vanquish já está disponível para venda. As entregas começam no final deste ano.