Polaris Dawn: SpaceX de Musk adia missão histórica que inclui caminhada no Espaço devido a fuga de hélio
A SpaceX decidiu adiar o lançamento de uma missão potencialmente histórica, que envolve uma tripulação de quatro pessoas a tentar a primeira ‘caminhada’ espacial privada de sempre. O adiamento deve-se a uma fuga de hélio no local de lançamento da missão Polaris Dawn, o que levou ao adiamento do lançamento, inicialmente previsto para a manhã de terça-feira, para permitir a reparação do problema e a realização de verificações adicionais de segurança.
Em comunicado divulgado na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), a empresa de Elon Musk explicou: “As equipas estão a analisar mais de perto uma fuga de hélio no umbilical Quick Disconnect.” A empresa garantiu ainda que “o Falcon e o Dragon continuam em boas condições, e a tripulação mantém-se preparada para a sua missão de vários dias em órbita terrestre baixa. A próxima oportunidade de lançamento será na quarta-feira, 28 de agosto, o mais cedo possível.”
O lançamento está agora programado para o mesmo horário na quarta-feira, às 3h38 da manhã ET (8h38 de Lisboa), a partir do Complexo de Lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Existem também outras duas janelas de lançamento disponíveis às 5h23 ET e às 7h09 ET. Além disso, uma oportunidade de reserva está disponível para quinta-feira, 29 de agosto.
A caminhada espacial, um dos principais objetivos da missão, deverá ocorrer três dias após o lançamento. O principal objetivo desta atividade será testar os novos fatos de Atividade Extra-Veicular (EVA) da SpaceX. Estes fatos EVA foram concebidos para permitir que os seres humanos viajem mais longe no espaço do que nunca, sendo capazes de suportar a intensa radiação à qual os astronautas estarão expostos ao atravessarem os cintos de Van Allen, que o veículo espacial Polaris Dawn irá passar.
A missão está a ser liderada pelo bilionário da tecnologia Jared Isaacman, que também está a financiar pessoalmente esta aventura de cinco dias. Isaacman é o único membro da tripulação de quatro pessoas que já viajou para o espaço anteriormente, tendo participado numa missão anterior a bordo de uma nave Crew Dragon, também financiada por ele, em 2021.
Após o anúncio do adiamento, Jared Isaacman afirmou que a tripulação continuará em quarentena pré-voo enquanto o problema é resolvido. “Os melhores engenheiros aeroespaciais do mundo estão a trabalhar na questão, e prometemos proporcionar um grande espetáculo em breve,” escreveu ele na plataforma X. “Quando chegar o momento, não hesitaremos em nos preparar.”
Uma transmissão ao vivo do lançamento da Polaris Dawn estará disponível na conta oficial da SpaceX na plataforma X.