Cafeína nasal: a perigosa tendência viral que chega dos EUA. Saiba os terríveis efeitos
Infelizmente, já são muitos exemplos, com custos de vidas humanas, de ‘modas’ que surgem nas redes sociais, que se espalham como pólen ao vento. De acordo com a publicação espanhola ‘El Mundo’, já chegou ao país vizinho – e a distância para Portugal é tão pequena… – outra nova ‘moda’ importada dos Estados Unidos que parece ser o passo seguinte na escada de evolução das bebidas energéticas: cheirar cafeína em pó.
Em que consiste esta perigosa moda?
Literalmente, inalar pelo nariz uma preparação de pura cafeína em pó. Em diversos vídeos nas redes sociais é possível ver-se vários jovens a deitar uma quantidade semelhante ao tamanho de uma ervilha nas costas da mão para a seguir cheiras. Tudo para, supostamente, obter energia de que necessitam no dia a dia.
É como beber um café?
Nem perto disso: se formos a um café e pedirmos uma bica, introduzimos no organismo entre 60 e 80 mg de cafeína, que demora cerca de 30 minutos a chegar ao sangue e a suprimir a sensação de cansaço. Se for uma lata de coca-cola, estamos a falar de 35 mg.
Bem diferente é cafeína pura: de acordo com a Agência de Medicamentos dos Estados Unidos, uma colher pequena desta substância contém 2.200 mg de cafeína, o que equivaleria a cerca de 28 chávenas de café.
Os perigos que contém
Nos Estados Unidos, a cafeína pura inalada já custou a vida a pelo menos dois adolescentes, um no Ohio e outro na Geórgia, que sofreram uma paragem cardíaca depois de a consumirem. A dose máxima recomendada de cafeína por dia é de 4 ou 5 chávenas e este composto multiplica esta dose até seis.
Tal quantidade de cafeína no sangue fará com que a pressão arterial e os batimentos cardíacos disparem, o que pode levar a uma arritmia incompatível com a vida, a um acidente vascular cerebral (AVC) ou a um enfarte do miocárdio. Deve também ter-se em conta que ao consumi-lo desta forma o organismo absorve-o mais rapidamente do que por via digestiva e, por isso, aumenta o risco de sobredosagem.
O que contém para além de cafeína?
Como se não bastasse a ação da cafeína pura, os fabricantes costumam adicionar diferentes substâncias em proporções variadas que complementam o seu efeito. É o caso de ingredientes como o guaraná, a taurina, o triptofano ou a teanina. Uma verdadeira bomba para colocar a sua saúde em sério risco.