Ucrânia avança hoje com evacuação à força de crianças da região de Pokrovsk devido ao avanço russo

A Ucrânia vai avançar, esta terça-feira, com a evacuação forçada de crianças e famílias com crianças em Pokrovsk, no oblast de Donetsk, admitiu o chefe da Administração Militar da região de Donetsk, Vadym Filashkin, em declarações à televisão ucraniana.

“Uma decisão foi tomada em relação a Pokrovsk, crianças e famílias com crianças serão obrigadas a evacuar a cidade. Porque o inimigo está a aproximar-se; especificamente, se estiverem a aproximar-se da cidade, será aumentado o toque de recolher”, referiu o responsável ucraniano.

Nas redes sociais, Filashkin salientou que a evacuação forçada de famílias com crianças em geral da hromada de Pokrovsk vai começar (uma hromada é uma unidade administrativa que designa uma cidade, vila ou várias vilas e os seus territórios adjacentes). Mais de 53 mil pessoas ainda vivem lá, incluindo mais de 4 mil crianças – a linha da frente recentemente moveu-se para muito perto da área de Pokrovsk, o que deve ser tratado adequadamente, enfatizou Filashkin.

“Portanto, numa reunião extraordinária da comissão regional sobre tecnologia, segurança ambiental e situações de emergência da região de Donetsk, foi tomada uma decisão sobre a evacuação compulsória de crianças com os seus pais ou pessoas que os substituam, ou outros representantes legais, das cidades de Pokrovsk e Rodynske, das aldeias de Hnativka, Dachenske, Zhovte, Zelene, Lysivka, Novopavlivka, Novoukrainka, Pushkine, Rih, Sukhyi Yar, Troianda e Chunyshyne”, indicou Filashkin.

“A segurança das crianças é responsabilidade dos adultos. Quando as nossas cidades estão dentro do alcance de praticamente qualquer arma inimiga, a decisão de evacuar é necessária e inevitável”, indicou.




Comentários
Loading...