O que fazem os líderes eficazes?
Carlos Oliveira, managing partner da Leadership Business Consulting, explica que posições e estratégias deve adoptar um líder eficaz na interacção com a sua equipa.
Como se define um líder?
Há inúmeras definições de liderança. Em termos práticos e simples, um líder é quem tem seguidores. Em termos conceptuais e de desenvolvimento, a Leadership Business Consulting definiu um modelo que utiliza nos Best Leader Awards que se centra em 5 dimensões para assegurar uma liderança eficáz: i) carácter e fortes princípios éticos (liderança ética), ii) definição de uma visão mobilizadora (liderança visionária), iii) obtenção de resultados sustentáveis e socialmente aceites (liderança pragmática), iv) transformação e aumento da capacidade organizacional (liderança transformadora), v) atração e desenvolvimento de líder futuros (liderança multiplicadora).
Qual é a dinâmica da relação de um líder com a sua equipa de trabalho?
Varia conforme a maturidade da equipa, a actividade e o objectivo a atingir. Com equipas maduras e qualificadas, a dinâmica deverá ser baseada na autonomia e no apoio. Com equipas menos qualificadas, a dinâmica deverá ser baseada na instrução e na condução.
Por outro lado, numa fase inicial, deverá adoptar-se uma postura de motivação, de apoio e de protecção da equipa. Numa segunda fase, é recomendável o líder testar e desafiar a equipa para obter os melhores resultados. Numa fase subsequente, é recomendável reforçar o empoderamento e a autonomia da equipa.
Existe um problema de liderança na sociedade actual?
Por vezes parece que sim, mas na realidade não temos. As condições de exercício da liderança na sociedade actual, portuguesa, europeia e mundial são piores do que no passado e o grau de exigência também é maior. A maior parte dos líderes do passado, que glorificamos, não durariam muito tempo nos cargos de liderança de hoje. Devemos promover uma “postura madura” da liderança, assumindo que os líderes são pessoas autênticas e não imagens mitificadas de um estado de perfeição e superioridade, sem falhas, inatacáveis. Os líderes devem ter uma capacidade superior de agregar vontades, recursos e competências, de atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho partilhado e distintivo em prol de uma visão inspiradora e de objectivos concretos. Adicionalmente, devemos entender que, em certas situações, somos seguidores, mas noutras devemos ser líderes e assumir a nossa própria responsabilidade.
Em que medida a Leadership Business Consulting actua nesta área da liderança?
A nossa visão sobre a liderança dá distinção à forma como fazemos o nosso trabalho de consultoria nas áreas da estratégia, organização e operações, que representa 90% da nossa atividade. Na área da liderança propriamente dita, acreditamos que é importante formar líderes, mas ainda mais importante é desenvolver os sistemas de liderança que garantem às empresas uma competitividade e uma rentabilidade sustentada.