4 em cada 10 pessoas já utiliza a Inteligência Artificial para planear as férias
A Inteligência Artificial Generativa está a provocar transformações significativas em diversos setores, e a indústria de turismo e viagens está a sentir o impacto dessa inovação.
Um estudo recente da Oliver Wyman, intitulado “Why Generative AI Is A Game Changer For Leisure Travel”, destaca a crescente adoção desta tecnologia por consumidores que procuram otimizar o planeamento das suas férias, em mostra que 41% dos consumidores já utilizaram IA generativa para planear as suas viagens.
De acordo com o estudo, cerca de 58% dos entrevistados e 82% dos que recentemente utilizaram a IA generativa estão dispostos a usá-la novamente para organizar suas viagens. A satisfação com as recomendações da IA é elevada, com mais de 75% dos participantes a expressarem satisfação ou alta satisfação com as sugestões oferecidas pela tecnologia.
Os entusiastas da IA generativa são predominantemente jovens, membros de programas de fidelização e amantes de cruzeiros. Entre os entrevistados com menos de 45 anos, 59% já utilizaram essas ferramentas para planear as suas viagens. Além disso, 45% dos membros de programas de fidelização e 54% dos viajantes de cruzeiros desde 2022 também recorrem à IA generativa para as suas reservas.
O estudo sugere que a integração da IA generativa pode ajudar as empresas de viagens a conectar-se com os clientes desde o início do planeamento, oferecendo sugestões adicionais e personalizadas. Dados mostram que 44% dos utilizadores reservaram viagens por meio da IA também optaram por atividades recomendadas, como restaurantes (43%).
O relatório adverte que os operadores que não investirem na IA generativa podem enfrentar desafios financeiros significativos. Com o crescimento das agências de viagens online e a crescente adoção de tecnologias inovadoras, as empresas tradicionais podem perder uma parte considerável das suas receitas.