Do vendedor ao cliente: Inteligência Artificial e o futuro dos negócios

Por Ricardo Reis, Client Partner Executive da Kyndryl em Portugal

Ǫue a Inteligência Artificial (IA) desempenha, nos dias de hoje, um papel crucial no cenário empresarial já é sabido e não será arriscado afirmar que esta veio revolucionar o mundo dos negócios, nomeadamente através do seu potencial para impulsionar vendas e melhorar a experiência do cliente. Mas como?

Dados recentes do relatório “Desbloquear as Ambições da Europa sobre Inteligência Artificial (IA) na Década Digital” revelam que 35% das empresas em Portugal já adotaram IA. No entanto, apesar das vantagens oferecidas serem significativas a IA não substitui pessoas. É importante que as empresas a adotem de forma estratégica para enfrentar desafios futuros.

 

No caso de vendedores e gestores de negócio a IA pode ser muito útil para:

  • Análise de dados e insights: A IA pode processar grandes volumes de dados, identificando padrões e fornecendo insights, o que permite tomar decisões mais rápidas e assertivas, otimizando as estratégias de Por exemplo, os algoritmos de IA têm a capacidade de analisar dados de mercado e preços da concorrência, ajustando os preços de forma dinâmica;
  • Automatização de tarefas e processos: A IA pode automatizar tarefas poupando tempo aos vendedores que passam a ter mais tempo para se concentrarem em interações estratégicas com os Esta ferramenta pode melhorar processos desde a produção até a distribuição, aumentando a eficiência e reduzindo custos;
  • Previsão de intenções e comportamentos do consumidor: Com base em dados históricos e atuais, a IA pode prever o comportamento dos consumidores, o que ajuda a segmentar leads e personalizar abordagens de vendas, aumentando a taxa de conversão. Por exemplo, esta ferramenta pode analisar sentimentos expressos em avaliações, redes sociais e interações com a empresa, proporcionando a possibilidade de ajuste de estratégias e melhoraria da experiência do cliente;
  • Personalização da experiência do cliente: A IA permite personalizar a experiência do cliente, recomendando produtos com base em preferências individuais, o que aumenta a satisfação e, consequentemente, a probabilidade de compra;
  • Detenção de irregularidades e fraudes: A IA ajuda a detetar transações fraudulentas e comportamentos incomuns em tempo real, de forma a evitar danos maiores;
  • Prevenção de perda de cliente: A IA pode identificar sinais indicativos de insatisfação dos clientes e tomar medidas proativas para evitar a perda dos

 

Já para clientes a IA surge como uma mais-valia, correspondendo às expectativas dos consumidores modernos, que procuram soluções rápidas e eficientes. Para estes, a IA oferece benefícios em situações como:

  • Atendimento inteligente: Funcionalidades e ferramentas como os Chatbots e assistentes virtuais baseados em IA podem fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, respondendo a perguntas e resolvendo problemas de forma rápida e eficiente, contribuindo para a sua satisfação;
  • Recomendações personalizadas: Através de algoritmos inteligentes, a IA oferece recomendações personalizadas de produtos, serviços e conteúdos, em tempo Por exemplo, as plataformas de e-commerce usam IA para sugerir produtos relevantes com base no histórico de compras e preferências do cliente.

 

Do vendedor ao cliente, ninguém fica de fora. A Inteligência Artificial é inclusiva. É certo que nos dois casos esta surge como uma solução potencializadora. Ǫuer como impulsionadora de vendas e da automação de processos de negócios, quer como promotora da melhoraria da experiência dos clientes, à medida que se adota esta tecnologia, aumentam os ganhos de produtividade e as vantagens competitivas no dinâmico mundo dos negócios.

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