Como reduzir os custos de energia e cumprir objetivos ambiciosos de ESG com ajuda da IA

Por Aroa Ruzo, Country Manager Portugal da Schneider Electric

O aumento e a volatilidade dos preços da energia, alimentados em parte por conflitos geopolíticos, estão a colocar os líderes empresariais sob uma pressão urgente para reduzir os custos. A energia é uma despesa cada vez maior para as empresas, reduzindo o orçamento que têm disponível para a inovação e o crescimento.

Simultaneamente, os consumidores, os investidores e as entidades reguladoras esperam cada vez mais que as empresas adotem princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e acelerem a descarbonização de forma mensurável. Na maioria dos setores, prosperar a longo prazo exige progressos urgentes no que toca ao ESG. Muitas empresas já estabeleceram objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada de carbono – mas enfrentam agora desafios para os alcançar.

A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a mudar esta realidade, ajudando as empresas a otimizar o consumo de energia, a implementar novas fontes renováveis e a gerir infraestruturas para carregamento de veículos elétricos (VE). Com a tecnologia de IA e conhecimentos sobre energia, qualquer organização com experiência em digitalização e infraestruturas suficientes pode tirar partido do potencial da IA para reduzir os seus custos operacionais e, ao mesmo tempo, progredir em termos de sustentabilidade.

Se quisermos descarbonizar o planeta, precisamos que as indústrias se eletrifiquem, sejam mais eficientes, utilizem menos energia e criem menos resíduos – e para conseguir isto é necessário combinar a digitalização e a IA, de forma a otimizar os processos.

O poder da IA

Enfrentar os desafios paralelos da energia e da sustentabilidade pode ser desafiante, pois as empresas precisam de integrar as energias renováveis de forma eficiente e garantir ao mesmo tempo uma energia fiável. No entanto, as fontes de energia renováveis produzem um fornecimento inconsistente, variável com a mudança das condições ambientais. Medidas como a introdução de uma frota de veículos elétricos exigem que as empresas façam a gestão da procura, expandam a capacidade da rede e instalem infraestruturas de carregamento, tendo em conta os custos da energia e a estabilidade da rede.

A IA é fundamental para enfrentar estes obstáculos, recorrendo a grandes volumes de dados – mais do que os humanos poderiam alguma vez processar – para revelar padrões de utilização de energia e áreas de ineficiência. Utilizar a IA pode ajudar as empresas a incorporar fontes de energia renováveis, a gerir melhor as decisões sobre a infraestrutura de carregamento de VE e, em última instância, a atingir os seus objetivos de sustentabilidade – tudo isto enquanto reduzem os custos de energia.

À medida que cada vez mais empresas se tornam ‘prosumers’ – ou seja, consumindo e produzindo energia –, a combinação de Big Data e IA pode ajudá-las a utilizar a energia de forma eficiente e a adaptar-se em tempo real.

Contudo, apesar de as empresas poderem ter as melhores das intenções, prevê-se que 85% dos projetos de IA venham a falhar. A implementação bem-sucedida desta tecnologia exige a utilização de soluções personalizadas que se integrem perfeitamente nas operações e processos existentes. Por outro lado, para além da tecnologia as organizações precisam também de conhecimentos especializados nas áreas de IA, gestão de energia e automação industrial, idealmente por parte de um parceiro com uma vasta experiência.

Capacitar a sustentabilidade e a inovação

É importante recordarmos que a transição para a utilização de energias renováveis não pode acontecer sem a IA. No entanto, cada organização tem as suas próprias necessidades e objetivos, e a implementação da tecnologia de IA mais recente pode não ser suficiente para os alcançar. Pequenos investimentos adicionais em soluções de IA específicas para a otimização energética e a automação industrial podem desbloquear o valor dos grandes investimentos que as empresas já fizeram na Cloud e na recolha de dados.

Em suma, implementar a IA pode ajudar as empresas a reduzirem os custos de energia e a operarem de forma sustentável. Enfrentar estes desafios complexos que combinam a IA com o conhecimento humano é, no entanto, fulcral – e pode vir a ter um impacto que vai muito para lá das organizações que liderarem estes esforços desde já, ajudando o nosso planeta.

Ler Mais

Comentários
Loading...