Ministra do Ambiente nega que Montenegro a tenha convidado para comissária europeia

Maria da Graça Carvalho afirmou que a informação veiculada “não passa de uma notícia, de uma lista de nomes”.

Pedro Gonçalves

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, refutou as alegações de que teria recebido um convite do primeiro-ministro para assumir o cargo de comissária europeia. As declarações foram feitas durante um evento realizado na Câmara Municipal do Porto, onde foi assinado um protocolo entre a câmara e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em resposta a um artigo da SIC divulgado esta segunda-feira, que sugeria a existência de um convite para que a ministra assumisse um cargo na Comissão Europeia, Maria da Graça Carvalho afirmou que a informação veiculada “não passa de uma notícia, de uma lista de nomes”. Em declarações aos jornalistas, Carvalho sublinhou que está “muito empenhada no seu trabalho” e que o seu foco está no “intenso programa de trabalho” que a sua pasta exige.



Sobre o recente relatório divulgado pela associação ambientalista ZERO, que aponta para um aumento das emissões por parte das grandes empresas, incluindo a TAP, a ministra reafirmou o seu compromisso com a resolução do problema. Maria da Graça Carvalho destacou a necessidade de encontrar soluções, particularmente no setor dos transportes, onde a falta de tecnologia para tornar o transporte aéreo mais sustentável é uma preocupação.

Carvalho sugeriu que a solução passa pela promoção do uso do comboio para viagens de até 400 quilómetros. No entanto, lamentou que Portugal tenha “atrasado na ferrovia”, um problema que a ministra reconhece como uma grande questão a ser resolvida. “Estamos agora a trabalhar para tentar recuperar o tempo perdido,” afirmou.

A ministra também abordou o desafio de melhorar as tecnologias ambientais nas empresas, afirmando estar “disponível para fazer parcerias com as empresas” para a adoção de tecnologias mais inovadoras e limpas.

Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, foi concedido um investimento de 1,5 milhões de euros à Câmara Municipal do Porto para a requalificação da Ribeira da Granja e do Jardim Paulo Valada. Este investimento visa promover a recuperação e valorização destes espaços públicos.

Após a cerimónia no Porto, Maria da Graça Carvalho iniciou uma ronda de visitas por várias cidades portuguesas. A ministra tem programadas paragens em Braga, Maia, Aveiro e Tomar, onde anunciará novos projetos de requalificação de cursos de água. Estes anúncios fazem parte da estratégia do governo para melhorar a gestão dos recursos hídricos e promover o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do país.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.