Jogos Olímpicos: Israel acusa Irão de ser responsável pelos ataques aos comboios de alta velocidade em França

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, acusou esta sexta-feira o Irão de estar por trás da sabotagem aos comboios franceses e alertou que a república islâmica prepara um ataque contra a delegação israelita durante os Jogos Olímpicos de Paris.

Recorde-se que esta sexta-feira a Companhia Nacional Ferroviária Francesa (SNCF) denunciou “um ataque massivo” contra a sua rede ferroviária de alta velocidade, situação que afetou três das quatro linhas da capita Paris, e que ocorreu poucas horas antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

“A sabotagem da infraestrutura ferroviária em toda a França antes dos Jogos Olímpicos foi planeada e executada sob a influência do ‘eixo do mal’ do Irão e do Islão radical”, referiu Katz, num post na rede social ‘Instagram’.

As autoridades francesas ainda não atribuíram a ação a um grupo ou país específico e o primeiro-ministro cessante, Gabriel Attal, pediu hoje prudência relativamente a qualquer tipo de acusação. “A investigação ainda está a começar”, indicou, citado pelo jornal ‘Le Monde’.

No entanto, Katz garantiu que “de acordo com informações” que os serviços de inteligência israelitas têm em mãos neste momento, “os iranianos estão a planear ataques terroristas contra a delegação israelita e a todos os participantes olímpicos”, uma ameaça que, garantiu, informou na semana passada ao homólogo francês, Stéphene Séjourné.

“Devem ser tomadas medidas maiores preventivas para frustrar o seu plano. O mundo livre deve deter o Irão agora, antes que seja tarde demais”, acrescentou o ministro israelita.

O Irão já negou categoricamente essas acusações através da sua missão permanente nas Nações Unidas. “Os atos terroristas não têm lugar nos princípios dos grupos de resistência”, afirmou a missão, em comunicado.

Ler Mais



Comentários
Loading...