Quer um salário de 4.940 euros por mês e casa grátis? Este país procura portugueses para trabalhar
A Bélgica, conhecida como “o coração da Europa”, é um dos países com mais ofertas de emprego publicadas através da rede EURES (EURopean Employment Services). Este portal oferece um total de 240.052 vagas.
Assim, este país apresenta-se como uma opção atraente para os portugueses que desejam melhorar a sua situação laboral, uma vez que não é necessário visto ou autorização de trabalho para trabalhar lá.
O que mais chama a atenção em trabalhar na Bélgica é o salário. O salário médio anual é de 59.285 euros, o que dividido em 12 pagamentos equivale a cerca de 4.940 euros brutos por mês. Além disso, o salário mínimo interprofissional, determinado por cada acordo coletivo, é fixado em 2.029,88 euros por mês ou 24.358,56 euros anuais.
Além disso, segundo dados do Eurostat, a Bélgica tem uma taxa de desemprego de 4,7%, o que indica que encontrar emprego no país é relativamente fácil.
Embora seja possível aceder a diversas ofertas de emprego falando apenas português, é recomendável dominar os idiomas locais. O holandês é falado na região flamenga, o francês na região da Valónia, e ambos são falados em Bruxelas. Além disso, numa pequena comunidade a leste, fala-se alemão.
Como encontrar um emprego na Bélgica?
O portal de emprego EURES é o site onde se encontram todas as ofertas de emprego em toda a Europa, tanto de empresas privadas como públicas. Atualmente, o portal conta com 240.052 vagas. Os salários dependem do cargo e algumas vagas oferecem moradia ou alojamento gratuito. Para a Bélgica, estão disponíveis as seguintes vagas:
- 20 vagas para professores para o ano letivo 24-25 no Centre la Clairiere. Oferecem trabalho a tempo inteiro e possibilidade de alojamento gratuito.
- 9 vagas para faxineiros e auxiliares de escritórios, hotéis e outros estabelecimentos no distrito de Bruxelas-Capital. Oferecem contrato a tempo inteiro e por tempo indeterminado com possibilidade de alojamento gratuito.
- 2 vagas para trabalhadores e assistentes sociais no Distrito de Bruxelas-Capital. Oferecem contrato permanente em tempo integral.
- Operador de produção de alimentos. É necessário ter nível de francês B2 e oferecem contrato permanente.
- Cozinheiros para trabalhar com contrato por tempo indeterminado em diversas cidades da Bélgica.
- Motoristas de camiões pesados.
- Servente de mesas.
- Instaladores e reparadores de linhas de energia.
- Engenheiro aeroespacial.
- Trabalhador de escritório.
- Analistas de gestão e organização.
Os portugueses que desejem trabalhar na Bélgica deverão solicitar o Cartão de Residência. Uma vez na Bélgica, a primeira coisa que os portugueses devem fazer é registar-se como candidatos a emprego num centro de emprego.