Três escolas de negócios portuguesas foram distinguidas no ranking global QS Executive MBA Ranking 2024 com os melhores MBA do mundo. Porto Business School, ISCTE Executive Education e Católica Porto Business School receberam reconhecimento.
Este ano, o ranking avalia mais de 220 programas de MBA executivos – 66 dos quais europeus – de 48 países.
O Executive MBA da Porto Business School está novamente entre os 40 melhores da Europa e os 100 melhores do mundo. O programa da escola de negócios da Universidade do Porto subiu dois lugares face ao ano passado, saltando para a 36ª posição na Europa, e consolidou o seu lugar no top 100 mundial, na 94ª colocação.
Entre as cinco categorias-chave avaliadas, o Executive MBA da Porto Business School destacou-se especialmente no “Executive Profile”, obtendo a maior pontuação de 72.3, superior à média global de 61.6, ocupando o 22º lugar na Europa. Em “Career Outcomes”, o programa também se sobressaiu com 67.8 pontos, acima da média global de 58.6, posicionando-se no 30º lugar europeu.
Além disso, o programa manteve a pontuação máxima de 100 pontos em “Managerial Experience”, tal como na edição passada. Os indicadores de “Graduates Promoted” e “Salary Increase” também registaram melhorias, alcançando 68 e 69.5 pontos, respectivamente. Na categoria “Diversity”, os indicadores “Nationalities” e “Non-Male Representation” atingiram 39.1 e 47.5 pontos, respetivamente.
“Estes resultados refletem o nosso compromisso com a excelência e dedicação em preparar os nossos alunos para liderar num mundo global. A ascensão no ranking europeu e o desempenho em categorias-chave demonstram a eficiência das nossas abordagens inovadoras e a qualidade do programa e do corpo docente”, José Esteves, dean da Porto Business School.
Segue-se o ISCTE Executive Education, do qual o Executive Master in Business Administration (MBA) ocupa o 42.º lugar a nível europeu, tendo subido seis posições face ao ano passado e o 111.º lugar a nível global.
O MBA obteve a classificação global de 41,6%, em 194 programas avaliados em todo o mundo. O grande destaque para o Executive MBA da escola de formação de executivos está no indicador de Career Outcomes, que inclui as subcategorias “graduados promovidos” e “aumento do salário médio”, e Executive Profile, que inclui “experiência laboral”, “experiência em altos cargos” e “experiência de gestão”, cujos resultados de 81,3% e 70,9%, respetivamente, se encontram acima da média global.
Outros indicadores em análise foram “empregabilidade / reputação dos empregadores”, “reputação académica” e “diversidade”, sendo que neste último o Iscte Executive Education teve também especial destaque, com uma classificação de 51,8%.
O Executive MBA do Iscte Executive Education arrecadou ainda a posição #42 a nível europeu, estando pela quarta vez consecutiva entre os melhores programas de todo o mundo, e tendo sido a escola portuguesa que mais subiu no ranking, num total de 6 posições.
José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education, refere que “quatro anos seguidos no Top 50 da Europa é o reconhecimento da valia integrada do nosso Executive MBA, e o resultado de muito trabalho. Esta posição sublinha a certeza que temos sobre a valia do nosso programa, mas deve ir mais longe. Em mais de 300 Executive MBA’s oferecidos só na Europa, ficar no quartil superior é a prova de que estamos no caminho certo e com as parcerias certas: London Business School (Reino Unido) e La Fabrica (Espanha)”.
Neste ranking está também o MBA da Católica Porto Business School, que ocupa o 63.º lugar a nível europeu, o que representa uma subida de três posições em relação ao ano passado e a posição 181.º lugar a nível global.
Para o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, “este é mais um motivo de orgulho que demonstra a solidez e a qualidade deste programa nas suas várias áreas.”
O diretor do MBA Executivo da Católica Porto Business School, Luís Marques, sublinha que “é muito importante ver que o nosso MBA Executivo responde os modelos internacionais mais exigentes e que esse reconhecimento tem um impacto direto na carreira de quem nele participa.”
O ranking QS Executive é um dos rankings mais influentes, que comparam e seriam instituições de ensino superior de todo o mundo, bem como alguns dos seus programas mais importantes.














