Startups ucranianas criam com sucesso exército de robôs para lutar contra a Rússia

Startups ucranianas criam com sucesso robôs de baixo custo para realizar missões de combate, desminagem, evacuação automatizada de feridos, transporte de equipamento militar, entre outras valências, relata esta quarta-feira a publicação americana ‘AP’.

“Um ecossistema de laboratórios em centenas de oficinas secretas está a alavancar a inovação para criar um exército de robôs que a Ucrânia espera que mate as tropas russas e salve os seus próprios soldados e civis feridos”, refere a publicação, salientando que as “startups de defesa em toda a Ucrânia — cerca de 250, segundo estimativas da indústria — estão a criar essas máquinas de matar em locais secretos que normalmente parecem oficinas de reparação de automóveis rurais.”

Um exemplo é a startup ‘UkrPrototyp’ do empreendedor Andrii Denysenko. Segundo a publicação, os funcionários da startup podem montar um veículo terrestre não tripulado chamado ‘Odyssey’ em apenas quatro dias – a sua característica mais notável é o preço, cerca de 35 mil dólares (cerca de 32,1 mil euros), ou aproximadamente 10% do custo de um modelo importado.

“Estamos a lutar contra um país enorme, e eles não têm limites de recursos. Entendemos que não podemos gastar muitas vidas humanas”, salienta Denysenko. “Guerra é matemática.”

De acordo com Denysenko, o ‘Odyssey’ criado pela startup atua como uma plataforma para resgate e abastecimento, mas pode ser modificado para montar uma metralhadora pesada controlada remotamente ou cargas suspensas para desminagem.

“Esquadrões de robôs vão tornar-se dispositivos de logística, camiões de reboque, lançadores de minas e desminadores, bem como robôs autodestrutivos”, referiu, numa página de arrecadação de fundos do Governo após o lançamento das Forças de Sistemas Não Tripulados da ucrânia. “Os primeiros robôs já estão a provar sua eficácia no campo de batalha. “Haverá mais deles em breve. Muitos mais.”

Ler Mais



Comentários
Loading...