Rússia acusa Ucrânia de planear operações de bandeira falsa de sabotagem das barragens de Kiev e Kaniv

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia alegou esta sexta-feira que a Ucrânia planeia sabotar a Central Hidroelétrica de Kiev (UHE Kiev) e o Reservatório Kaniv para culpar a Rússia, com o objetivo de incitar o pânico entre os ucranianos, refere o Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia.

As alegações foram feitas pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, citada pelos veículos de propaganda russos ‘TASS’ e ‘RIA Novosti’. “As narrativas sobre a necessidade de ‘paz a qualquer custo’ estão a ser empurradas para a sociedade ucraniana, essencialmente pedindo capitulação”, aponta o centro. “O inimigo espera que os ucranianos, sob o domínio do medo, clamem por concessões à Rússia.”

Após a destruição russa da Central Hidroelétrica de Kakhovka em 2023, o presidente russo Vladimir Putin acusou falsamente a Ucrânia de orquestrar a destruição da bagagem, acusações reforçadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros russos.

As forças russas detonaram a Kakhovka HPP na noite de 6 de junho de 2023, que eles controlavam há mais de um ano. Cidades e vilas a jusante ao longo do Rio Dnipro foram parcial ou completamente inundadas, matando mais de 75 pessoas.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky referiu-se ao ataque terrorista russo à barragem Kakhovka como a maior catástrofe ambiental causada pelo homem na Europa em décadas.




Comentários
Loading...