Zelensky anuncia criação de nova legião de voluntários ucranianos na Polónia

O novo acordo de segurança entre a Ucrânia e a Polónia, assinado esta segunda-feira, estipula a criação da Legião Ucraniana, uma unidade voluntária em território polaco, segundo anunciou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro polaco Donald Tusk, citado pela agência ‘Ukrinform’.

“No nosso acordo de segurança, formalizámos a formação e o treino da Legião Ucraniana, uma nova unidade de voluntários, em território polaco”, explicou o presidente ucraniano.

“Tivemos uma experiência muito positiva com a brigada ucraniana-polonesa-lituana e, com base nessa experiência, ofereceremos aos cidadãos ucranianos atualmente na Polónia, Lituânia e outros países da UE a oportunidade de se juntarem voluntariamente à defesa da Ucrânia. A Legião Ucraniana treinará na Polónia e será equipada pelos nossos parceiros”, declarou Zelensky.

No novo acordo bilateral de segurança está também definido que as forças ucranianas possam intercetar mísseis e ‘drones’ lançados a partir do da Rússia contra a Polónia.

Além disso, o documento inclui um bloco de cooperação em indústria de defesa, como instalações de produção de empresas militares polacas em solo ucraniano e a exploração de “novas oportunidades para a produção conjunta de equipamento de defesa”.

Anteriormente, Tusk elogiou a “perseverança e coragem” do Presidente ucraniano na “luta para alcançar uma Ucrânia e uma Europa seguras”.

“Podem sempre contar connosco nesta luta”, afirmou no âmbito da visita que levará Zelensky a reunir-se também com o Presidente polaco, Andrzej Duda.

Ler Mais