Chega garante vice-presidência do terceiro maior grupo político do Parlamento Europeu

O Chega de André Ventura assegurou esta segunda-feira uma vice-presidência do grupo político Patriotas pela Europa, avança o site ‘Euronews’.

O grupo criado pelo primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, foi oficialmente criado hoje no Parlamento Europeu, com 84 deputados, o que o torna o terceiro maior grupo do hemiciclo.

Jordan Bardella, do Rally Nacional, derrotado nas eleições legislativas em França este fim de semana, vai ser o presidente do grupo político: já a primeira vice-presidência foi parar à húngara Kinga Gál, sendo que António Tânger Corrêa, eurodeputado eleito do Chega, assegurou uma vice-presidência. As restantes foram entregues ao italiano Roberto Vannacci (Lega), à checa Klára Dostálová (ANO), ao neerlandês Sebastiaan Stöteler (PVV), ao espanhol Hermann Tertsch (Vox) e ao austríaco Harald Vilimsky (FPÖ).

A recém-formada aliança de extrema-direita, lançada na semana passada, sucedeu ao anterior grupo de extrema-direita no Parlamento Europeu, Identidade e Democracia (ID), que entretanto se dissolveu.

O governante do executivo de Viktor Orbán anunciou que vão integrar o Patriotas pela Europa os dois deputados eleitos pelo Chega em Portugal, os seis eleitos pelo Vox de Santiago Abascal, a Liga italiana de Matteo Salvini, o Partido pela Liberdade (PVV) dos Países Baixos e de Geert Wilders e os 30 deputados da União Nacional em França, o partido de Marine Le Pen e presidido por Jordan Bardella.

A ideia surgiu através do primeiro-ministro húngaro e os 11 eurodeputados do Fidesz estão representados neste novo grupo, que é na prática uma transposição de quase todos os partidos que estavam no Identidade e Democracia (ID).

Ler Mais