Corridas de touros, arraiais e milhares de pessoas nas ruas: arrancam hoje as famosas festas de San Fermín

Arrancam hoje – e até dia 14 – as famosas festas de São Firmino em Pamplona: no programa na capital da província espanhola de Navarra estão incluídos concertos, arraiais, fogos de artifício, animação de rua, além dos tradicionais “encierros”.

As corridas de touros de San Fermín (conhecidas como “encierros”) acontecem às 8 horas locais em todas os dias da festa. O percurso tem 875 metros de extensão, começando nas estreitas ruas de Pamplona e terminando na praça de touros. Qualquer um pode participar, por sua própria conta e risco, já que os seis touros que são soltos segundos depois dos corredores atacam touros de raça pura de 600 quilos.

A corrida de touros mais longa da história, segundo o livro “Anúncios e anedotas de touradas de Navarra”, ocorreu em 11 de julho de 1886 e durou seis horas e meia. Aconteceu quando um touro decidiu ficar na praça e teve dee ser persuadido a sair puxado por uma corda.

Já a corrida de touros mais rápida da história foi feita por um touro chamado ‘Huraño’, que em 11 de julho de 1997 completou o percurso em apenas 1 minuto e 45 segundos. A maioria dos “encierros” dura entre dois e três minutos. Os corredores que chegam muito cedo à praça de touros (não correndo ao lado dos touros) costumam ser vaiados pelos espectadores.

Várias pessoas morreram durante a participação no festival

Um total de 16 pessoas morreram na Corrida de Touros ao longo da história. A maioria eram espanhóis, exceto um mexicano que morreu em 1935 e um americano em 1995. O último foi Daniel Jimeno, de Madrid, atingido por um touro em 2009.

Lesões são muito mais comuns. Em 2023, 92 pessoas tiveram de receber assistência médica após participarem de uma das 7 corridas de touros.

Na verdade, existem dezenas de outros eventos de corrida de touros realizados em toda a Espanha, mas San Fermín é de longe o mais famoso.

Quem foi San Fermín?

San Fermín foi um mártir que morreu nas mãos dos romanos no ano 303 na cidade francesa de Amiens.

Os primeiros documentos que falam dele como santo datam do século XII. Conta-se que em 1186 um arcebispo transferiu parte das relíquias de São Fermín para Pamplona.

Ler Mais