Estados Unidos anunciam novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de 140 milhões de euros

O secretário do Departamento de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia de cerca de 140 milhões de euros: nele estão incluídas armas, munições e outro tipo de equipamento destinado a “fortalecer as defesas aéreas contra ataques russos e reforçar as capacidades ucranianas ao longo de toda a frente”.

“Este é o sétimo pacote de ajuda à segurança que o presidente Joe Biden autorizou para ajudar a Ucrânia desde a assinatura do suplemento de segurança nacional, há dois meses. Enviamos esta nova ajuda para reforçar a defesa da Ucrânia, do seu território e do seu povo. Como deixou claro o presidente, os Estados Unidos e a coligação internacional que formámos vão continuar a apoiar a Ucrânia”, revela Blinken.

De Washington vão seguir mísseis para os sistemas de defesa aérea Hawk, munições para lançadores de foguetes HIMARS, projéteis de artilharia de 155 e 105 milímetros, morteiros de 81 milímetros, mísseis lançados por tubo, rastreados oticamente e guiados por fio (TOW), Javelin e AT-4, sistemas antiblindados, equipamentos e munições de demolição, veículos táticos para reboque e transporte de equipamentos, sistemas táticos de navegação aérea, entre outros sistemas.

Volodymyr Zelensky já agradeceu a Joe Biden e ao Congresso dos EUA pelo envio de equipamento “vital” para fortalecer as capacidades das suas tropas na frente de batalha. “Contamos com a ajuda contínua dos Estados Unidos para reforçar a defesa da Ucrânia e permitir-nos combater eficazmente a agressão russa e proteger o nosso povo contra o terror russo”, indicou, numa publicação na rede social ‘X’.

Ler Mais



Comentários
Loading...