Estados Unidos testam em segredo arma revolucionária na Ucrânia: conheça a CT Hawkeye

Os Estados Unidos forneceram à Ucrânia um novo tipo de arma de artilharia móvel experimental para ser testada em combate real: o novo equipamento consegue disparar duas vezes e deslocar-se para outro local em apenas três minutos, o que permite evitar a artilharia russa e os ataques de drones.

A arma, designada 2-CT Hawkeye, é uma peça de artilharia de 105 mm com uma capacidade única de projeção ultrarrápida. O Hawkeye é montado numa plataforma Humvee e dispõe de uma nova tecnologia que lhe permite disparar dois tiros e deslocar-se, tornando-a praticamente invencível — por não dar tempo às defesas russas para reagir e calcular a sua posição.

O Hawkeye é fabricado pela empresa de defesa americana ‘AM General’ e, de acordo com os especialistas, representa um salto quântico na tecnologia de artilharia, devido à sua capacidade de disparo e movimento rápidos, facilidade de operação e estabilidade.

Mike Evans, diretor do programa Hawkeye da ‘AM General’, revelou que o sistema está a funcionar na guerra da Ucrânia desde abril último, sendo que a equipa de operadores ucranianos teve apenas duas semanas de formação antes de o colocar em combate, o que indica uma facilidade de utilização excecional.

O 2-CT Hawkeye é pioneiro devido à sua tecnologia de recuo suave, um sistema que reduz o choque de recuo da arma, permitindo a sua montagem num veículo leve e altamente manobrável como o Humvee, refere a publicação espanhola ‘El Confidencial’.

A absorção do recuo é tão eficaz que elimina a necessidade de ancorar as peças de artilharia ao solo. A tecnologia, segundo os seus inventores, não só melhora a mobilidade, como também elimina a possibilidade de capotamento induzido pelo recuo. A mobilidade do sistema é um fator de mudança. O Hawkeye pode ser transportado em aviões, helicópteros ou até mesmo lançado do ar sem qualquer problema.

Apesar da sua aparente leveza e do seu pequeno tamanho, o poder de fogo do Hawkeye é notável. De acordo com a revista militar ‘Stars and Stripes’, a parte móvel é capaz de disparar até oito cartuchos por minuto em rajadas curtas, com uma velocidade sustentada de três cartuchos por minuto e um alcance de 11,6 quilómetros com projéteis normais e até 19,5 quilómetros com projéteis assistidos por foguete.

Ler Mais