Biden sofreu um declínio cognitivo nos últimos seis meses, apontam pessoas do círculo interno do presidente americano

Algumas pessoas mais próximas de Joe Biden reconheceram que o presidente dos EUA viu “incidentes marcantes de declínio cognitivo e enfermidade física” nos últimos seis meses, denuncia esta terça-feira o veterano jornalista político Carl Bernstein, citado pela revista ‘Newsweek’.

A polémica foi levantada depois da prestação de Biden no debate com Donald Trump, no passado dia 27: o presidente americano teve dificuldades, parecendo perder a linha de raciocínio em vários momentos, levantando novas preocupações sobre a saúde e aptidão mental do homem de 81 anos.

À ‘CNN’, Bernstein salientou que as denúncias chegaram de “pessoas muito próximas do presidente, que o amam, o apoiaram. Entre elas estão algumas que arrecadaram muito dinheiro para ele e que estão convencidas que o que foi visto na outra noite não foi um caso isolado”.

“Houve 15, 20 ocasiões no último ano e meio em que o presidente apareceu de forma parecida com a que apareceu naquele ‘show de horrores’ que testemunhámos”, refere.

“Essas pessoas que o apoiaram, o amaram, fizeram campanha por ele, o veem com frequência, dizem que nos últimos seis meses, em particular, houve incidentes marcantes de declínio cognitivo e enfermidade física”, avança, continuando: “O que é tão significativo são as pessoas ao redor do presidente que estão cientes de tais incidentes, incluindo alguns jornalistas que testemunharam alguns deles.”

De acordo com Bernstein, diversas fontes internas levantaram as suas preocupações sobre a saúde e o estado cognitivo de Biden com Ron Klain, o seu ex-chefe de gabinete da Casa Branca e confidente político de longa data. “A preparação do debate foi supervisionada por Ron Klain, que está com o presidente Biden há muitos anos, e as pessoas com quem conversei foram todas até Ron Klain no ano passado para dizer que temos um problema. Temos um problema como o que vimos na outra noite. Houve vários incidentes em que o presidente perdeu o fio da meada e não conseguiu retomar.”

Ler Mais