Consumo de energia renovável nos transportes aumenta na UE, Portugal no TOP6
Portugal é o sexto país da UE que mais utiliza energia renovável nos transportes, segundo os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat.
A Suécia teve, de longe, a maior participação com uma percentagem significativa de quase 30%, seguindo-se a Finlândia e a Áustria, com percentagens de 14,1% e 9,8%, respectivamente, ocupando assim os três primeiros lugares do pódio, mostram os mesmos dados.
No extremo oposto da escala, a menor percentagem foi registada no Chipre, com 2,7%. Croácia, Grécia e Estónia, também ocupam os últimos lugares do ranking com valores que se encontram abaixo dos 4% de consumo de energia renovável nos transportes.
A UE registou uma percentagem de 8% de energia utilizada para transporte, proveniente de fontes renováveis, em 2018, um aumento gradual comparativamente aos anos anteriores. Em 2017 a percentagem era de 7,1%, em 2008 3,9% e em 2004, primeiro ano para o qual os dados estão disponíveis, 1,4%.
Comparativamente a 2017, a percentagem de energia proveniente de fontes renováveis utilizada nos transportes aumentou em 21 dos 28 Estados-Membros. Já em 2018, manteve-se estável em dois Estados-Membros e diminuiu em cinco.