Von der Leyen anuncia: Negociações para adesão da Ucrânia à UE começam no fim do mês

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou esta terça-feira que a União Europeia (UE) está pronta para iniciar as negociações de adesão com a Ucrânia até ao final do mês de junho. O anúncio foi feito durante a Conferência de Recuperação da Ucrânia, realizada em Berlim, Alemanha.

“A Ucrânia cumpriu todos os passos que tínhamos estabelecido e é por isso que acreditamos que a UE deverá iniciar negociações de adesão com a Ucrânia já no final deste mês”, afirmou Von der Leyen.

A responsável elogiou os esforços da Ucrânia, destacando que o país “cumpriu todos os requisitos de reforma necessários enquanto lutava na guerra”, o que considerou ser notável. “Muito obrigada por ser tão confiável”, acrescentou.

A Ucrânia formalizou a sua candidatura à adesão à UE em fevereiro de 2022, obtendo o estatuto de candidato em junho do mesmo ano. Em dezembro passado, os líderes da UE deram autorização para a abertura das negociações de adesão, porém, até ao momento, não foi definida uma data específica para o início das conversações.




Comentários
Loading...