Energia fóssil recebe nove vezes mais apoios do que os carros elétricos e a eficiência energética, denuncia relatório
A crise energética teve um efeito duplo: tem sido, por um lado, um forte golpe para a transição para energias renováveis, não só mais limpas, mas também muito mais económicas do que as suas congéneres de origem fóssil. Por outro lado, forçou os Governos de todo o mundo a redobrar a ajuda ao gás, ao gasóleo e à gasolina para proteger os seus consumidores e evitar a escalada da crise inflacionista.
O resultado desta segunda força é que em 2023 a ajuda pública aos combustíveis sujos a nível mundial foi nove vezes superior à aplicada aos carros elétricos, à eficiência energética e às bombas de calor: 574 mil milhões de euros face a menos de 65 mil milhões, segundo números publicados na passada quinta-feira pela Agência Internacional de Energia (AIE).
“A necessidade de manter um preço de energia acessível é a razão pela qual muitos Governos, especialmente em países emergentes ou em desenvolvimento, intervieram. Mas isto também introduz barreiras à mudança, especialmente quando, após esta intervenção, o preço dos combustíveis fósseis permanece abaixo do seu valor de mercado”, referem os especialistas da organização sediada em Paris, que critica este apoio por ser “mal focado” e por beneficiar “desproporcionalmente” os rendimentos mais elevados, que são também os que mais consomem energia.
A conclusão do braço energético da OCDE é clara: longe do que ainda se pensa em algumas áreas da sociedade – especialmente devido aos anos de energias renováveis fortemente privadas –, o rápido desenvolvimento de tecnologias limpas não só não torna o preço final mais caro de energia, mas também a torna mais barata. “Colocar o mundo no caminho certo para atingir a meta de emissões líquidas zero em 2050 requer novos investimentos, mas também reduz os custos operacionais do sistema energético global em mais de metade em comparação com o cenário que seria alcançado com as políticas atuais”, refere o relatório.
O sol e o vento, sublinha, são há muito tempo as duas tecnologias mais baratas para a produção de eletricidade. Os veículos elétricos, embora ainda um pouco mais caros do que os veículos a combustão, acabam por ser mais económicos ao longo da sua vida útil porque a eletricidade é visivelmente mais barata do que a gasolina e o gasóleo; uma lacuna que, longe de diminuir, está a aumentar cada vez mais. E as bombas de calor são notavelmente mais eficientes que os aquecedores a gás natural e os aparelhos de ar condicionado tradicionais.
“Quanto mais rápida for a transição energética, mais económica será também para os cofres públicos, para as empresas e para as famílias”, resume o diretor executivo da AIE, Fatih Birol. Se, por outro lado, “os políticos e os líderes industriais adiarem o investimento hoje, todos acabaremos por pagar mais amanhã: a forma de tornar a energia mais acessível é acelerar a transição, e não abrandá-la”, acrescenta, ao mesmo tempo que deixa um apelo para que se faça “muito mais” para ajudar as famílias, as comunidades e os países de rendimentos mais baixos na transição para tecnologias limpas.
Quase metade do investimento para a mudança energética (45%) é realizado por empresas privadas, segundo números da AIE, enquanto 35% recai sobre os Estados e os restantes 20% sobre as famílias. Cada um deles, com os seus próprios desafios: os Governos veem a sua capacidade “restrita” pelas suas próprias limitações fiscais e pela sua dívida; as empresas com maior utilização de energia enfrentam uma concorrência internacional “intensa” e margens, em muitos casos, reduzidas; e a maioria dos investimentos em famílias são realizados por famílias de rendimentos mais elevados.
“Sem mais políticas de apoio, a implantação de painéis solares para autoconsumo, energia aerotérmica ou carros elétricos será muito mais lenta do que o necessário”, alertam os especialistas da AIE.