“Ucrânia é uma inspiração para todos os que acreditam e procuram a paz e a democracia”: Sánchez e Zelensky já assinaram acordo bilateral de segurança

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelesky assinaram ao início da tarde o acordo bilateral de segurança entre os dois países, destacando Sánchez que Kiev é “uma inspiração para todos os que acreditam e procuram paz e democracia”.

O líder do Governo espanhol começou por recordar que “desde o início da agressão russa, Espanha está comprometida ao lado da Ucrânia”, e reforçou o compromisso de Madrid entregar ajuda militar no valor de mil milhões de euros, de forma a permitir que o país

“Depois de mais de dois anos, a agressão russa continua, razão pela qual é mais necessário do que nunca redobrar o nosso apoio. Neste contexto, Voldymyr, a sua visita permite-nos reiterar o nosso firme compromisso com a Ucrânia em todas as áreas” indicou Sánchez que “renova o seu compromisso de contribuir para a segurança e defesa da Ucrânia”.

O líder espanhol destacou que Espanha é o 10º país a estabelecer um acordo com estes aspetos com a Ucrânia, em linha com o que o G7 tinha assumido como compromisso no ano passado.

“O acordo baseia-se numa visão abrangente de segurança, e, portanto, estende-se a diversas áreas, como a militar, o apoio financeiro ou a colaboração no domínio da indústria militar e a ajuda à reconstrução do país”, continuou Sánchez, clarificando que de estende para além do final do conflito.

Da mesma forma, Sánchez anunciou a participação de Espanha na cimeira sobre a reconstrução da Ucrânia, que decorrerá este verão em Berlim.

Por sua vez, Zelensky agradeceu a Espanha o “afeto e respeito” demonstrados pelo povo espanhol, e a Sánchez “a ajuda salvadora num tempo tão difícil de guerra”.

“Espanha é um parceiro fiável. Vocês não foram indiferentes quando os mísseis russos começaram a destruir as nossas cidades e povoações, a matar as nossas crianças”, apontou o presidente ucraniano, que na intervenção sublinhou a necessidade de reforçar as defesas antiaéreas do país, tema que esteve em discussão na reunião dos dois líderes.

Zelensky adiantou ter relatado em detalhe qual a situação na frente de guerra na Ucrânia, n conversa que teve com o primeiro-ministro espanhol.

Ler Mais



Comentários
Loading...