Ucrânia: “Ofensiva da Rússia não terá sucesso”, garante alto comandante da NATO

A ofensiva em curso da Rússia na Ucrânia não tem condições para um avanço, garante o comandante supremo aliado da NATO para a Europa.

“Sei que os russos não têm os números necessários para realizar um avanço estratégico”, explica Christopher Cavoli, em Bruxelas. “Eles não têm a habilidade e a capacidade para fazer isso, para operar na escala necessária para explorar qualquer avanço para obter vantagem estratégica”, avança o general americano, acrescentando: “Eles têm a capacidade de fazer avanços locais e fizeram um pouco disso.”

A avaliação de Cavoli resulta, segundo o jornal ‘POLITICO’, de “um contacto muito próximo com os nossos colegas ucranianos e estou confiante de que eles manterão a linha”, acrescenta.

Apesar da Rússia pressionar ao longo da linha de frente com a Ucrânia, e recentemente ter lançado um ataque perto da segunda cidade ucraniana de Kharkiv, Cavoli disse não ter certeza de que esta seja uma ofensiva de verão em grande escala de Moscovo. “O que não vemos é um grande número de reservas a serem geradas em algum lugar”, diz.




Comentários
Loading...