Ucrânia: Imagens de satélite revelam trabalhos no novo porto da Rússia no Mar Negro. Deve estar operacional até final do ano

Novas imagens de satélite revelaram recentes desenvolvimentos no novo porto russo localizado em Ochamchire, na região da Abecásia controlada pelo Kremlin, aumentando as especulações sobre os planos de Moscovo para expandir a sua presença militar no Mar Negro.

As imagens, fornecidas pela Planet Labs PBC, sugerem atividade de construção e dragagem no porto, indicando a possibilidade de que o mesmo se torne operacional até ao final de 2024.

Segundo Andrii Ryzhenko, um capitão naval ucraniano reformado e agora especialista em estratégia de defesa, “não há muitas mudanças visíveis nas imagens”, mas explica à Newsweek que se verifica alguma construção na área adjacente à baía, ainda que a atual extensão dos trabalhos pareça ser insuficiente para enfrentar os desafios que Moscovo enfrenta no Mar Negro. Ou seja, ainda hoa muito trabalho a desenvolver nos próximos meses.

O novo porto em Ochamchire está a ser desenvolvido num contexto em que a Rússia busca novas bases para projetar poder no Mar Negro, após a perda de várias das suas principais bases navais na Crimeia ocupada. O porto fica a cerca de 800 km do teatro naval onde a Ucrânia tem enfrentado confrontos com a Rússia.

A administração separatista pró-Moscovo da Abecásia afirmou que os trabalhos de dragagem e outras melhorias planeadas em Ochamchire poderiam permitir que o porto acomodasse navios com um deslocamento de mais de 14.300 toneladas, teoricamente suficiente para abrigar todos os navios sobreviventes da Frota do Mar Negro.

Glen Howard, ex-presidente da Jamestown Foundation e especialista em segurança russa e eurasiana, acredita que Ochamchire pode servir como uma base suplementar para aliviar o congestionamento em portos russos como Novorossiysk, permitindo uma rotação de corvetas e navios-patrulha.

Embora atualmente o porto esteja a ser usado apenas por pequenos navios da guarda costeira e da FSB, espera-se que, após a conclusão das obras, possa acomodar navios maiores, incluindo fragatas como a Almirante Makarov, o que poderia aumentar significativamente a capacidade militar da Rússia na região.

A controlo russo sobre a Abecásia também oferece a Moscovo oportunidades económicas através do chamado Corredor do Médio, uma rota comercial que liga o Sudeste Asiático e a China à Europa.

No entanto, a iniciativa russa tem sido alvo de preocupações e críticas internacionais. A Geórgia, cuja soberania territorial foi violada pela ocupação russa da Abecásia, tem expressado repetidamente sua oposição aos planos de expansão do porto, classificando-os como uma violação flagrante da integridade territorial do país.

Ler Mais



Comentários
Loading...