Rússia pode capturar o Báltico em sete dias e a resposta da NATO demorará 10, alerta responsável ucraniano

As forças russas podem capturar os Estados Bálticos em sete dias, enquanto a resposta da NATO demorará cerca de dez dias, alertou esta sexta-feira o major-general Vadym Skibitskyi, vice-chefe da HUR, a agência de inteligência militar do Ministério da Defesa da Ucrânia, em entrevista à publicação ‘The Economist’.

Segundo ele, a maior incógnita na guerra é a Europa: segundo o responsável ucraniano, se os vizinhos da Ucrânia não encontrarem uma forma de aumentar a produção de defesa para ajudar a combater a agressão russa, eles também acabarão por ficar na mira da Rússia.

A nova ofensiva da Rússia levou Skibitsky a garantir que o objetivo é capturar o resto dos oblasts de Donetsk e Luhansk.

Olhando para o futuro, o Kremlin está provavelmente a preparar-se para uma ofensiva em torno dos oblasts do nordeste de Sumy e Kharkiv, com o ataque principal provavelmente a começar no final de maio ou início de junho, sugeriu o responsável.

O grupo de forças da Rússia ao redor da fronteira do Oblast de Kharkiv tem atualmente 35 mil homens, mas deverá se expandir para 50 mil a 70 mil soldados, de acordo com o major-general. Embora isto não seja suficiente para capturar uma grande cidade, pode ser suficiente para tarefas menores, esclareceu: “Uma operação rápida para entrar e sair: talvez. Mas uma operação para tomar Kharkiv, ou mesmo a cidade de Sumy, é de um ordem diferente.”

No entanto, a Ucrânia resiste e, de acordo com Vadym Skibitskyi, a bravura e o sacrifício dos soldados ucranianos deram à Europa uma vantagem de vários anos, eliminando a ameaça imediata das outrora temíveis tropas aerotransportadas e fuzileiros navais russos durante pelo menos uma década. “Continuaremos a lutar. Não temos escolha. Queremos viver. Mas o resultado da guerra não depende apenas de nós”, concluiu.

Ler Mais



Comentários
Loading...