Privatização da EDP finalizada esta semana
É já nesta sexta-feira que a privatização da EDP é fechada, com o pagamento da última parcela pela China Three Gorges, que passa a ser a maior accionista da eléctrica portuguesa.
A empresa chinesa deverá completar o pagamento de 2,7 mil milhões de euros ao Estado, informou hoje o presidente da empresa.
“Está tudo acertado. Amanhã parto para Lisboa e no dia 11 fechamos o acordo”, declarou à Lusa Cao Guangjing, reforçando a importância do mesmo.
“Não somos apenas accionistas, somos parceiros, que apoiamos plenamente o desenvolvimento da EDP e, ao mesmo tempo, vamos trabalhando juntos para desenvolver novos negócios”, assegurou. A China Three Gorges é uma das principais operadoras do mercado chinês no sector das energias renováveis.
O líder da empresa assegurou que o acordo “irá aproximar Portugal e China”. “A State Grid já está também em Portugal e mais companhias chinesas irão investir em Portugal”, apontou.
O pagamento total do valor acordado deverá concretizar a transferência das acções para a China Three Gorges, que se tornará a maior accionista da eléctrica portuguesa. O Estado já recebeu da empresa chinesa 600 milhões de euros pela compra da EDP e deverá receber, até Junho, mais 2,1 mil milhões de euros.