Recebeu um convite para uma festa com famosos no WhatsApp? O seu perfil está em risco
Este é o esquema cibercriminoso mais recente, detectado pela empresa especialista em segurança online Kaspersky, para roubo de identificação de perfis de utilizadores na aplicação WhatsApp.
Concretamente, o utilizador recebe um convite para uma festa com famosos, enviado por outra celebridade via WhatsApp. De seguida, é pedido ao utilizador que confirme um código de seis números, na sua conta desta aplicação, recebido por mensagem escrita. Assim que o utilizador faça a confirmação deste código na sua conta WhatsApp, os cibercriminosos têm acesso ao seu perfil e a todas as informações aí disponíveis. Este novo esquema pode também tornar ainda mais difícil a recuperação da conta por parte do utilizador, caso este não tenha configurado a opção de dupla autenticação.
“A autenticação em duas etapas sempre foi a única maneira de evitar o roubo no WhatsApp e agora está a ser utilizada de forma maliciosa. O que só reforça a necessidade das pessoas assimilarem a importância da segurança dos seus dados. A app é utilizada amplamente na nossa vida pessoal, além de ser uma ferramenta essencial para diversos trabalhos. Imagine ficar sem acesso à app durante dias ou algumas semanas? Esperamos que tal seja o suficiente para convencer todos os utilizadores a configurarem a dupla autenticação preventivamente”, afirma Fabio Assolini, responsável sénior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Para evitar este golpe, a Kaspersky já divulgou algumas medidas de protecção:
– A dupla autenticação é um código de seis dígitos que o utilizador do WhatsApp cria e que será solicitado sempre que instalar a aplicação num novo equipamento. Para fazê-lo, siga estes passos:
- Vá ao menu “Configurações” no canto superior direito
- Entre na opção “Configurações”
- Clique em “Conta”
- Selecione “Confirmação em duas etapas
- Crie um código de seis dígitos que será a sua dupla autenticação.
– Solicite que seu número seja retirado das listas de identificação de chamadas; estes podem ser usados por cibercriminosos para encontrar o seu número a partir do seu nome.