Nova secretária de Estado da Mobilidade sai da CP para a AMT com indemnização de 80 mil euros
Cristina Pinto Dias, a recém-nomeada secretária de Estado da Mobilidade, fez a transição da CP para a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) com uma indemnização de 80 mil euros, apesar de se tratar de uma rescisão voluntária.
Antes de assumir o cargo na AMT, Cristina Pinto Dias desempenhava funções como vice-presidente da CP, posição que ocupava desde fevereiro de 2013. Com uma longa trajetória na empresa pública, Cristina ingressou nos quadros da CP em 1992. Contudo, em julho de 2015, foi nomeada vogal da administração da AMT por decisão do então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Segundo informações avançadas pelo jornal “Público” em outubro de 2015, a indemnização de 80 mil euros foi negociada por Cristina Pinto Dias, apesar de se tratar de uma rescisão voluntária. Em resposta, a CP esclareceu que Cristina rescindiu o seu contrato com condições semelhantes às de centenas de outros trabalhadores que deixaram a empresa nos últimos anos.
A comissão de trabalhadores da CP manifestou-se crítica em relação ao caso, considerando-o “escandaloso”. José Reisinho, um representante da comissão, revelou ao “Público” que em 2014 a CP incentivou vários trabalhadores a rescindir contratos, disponibilizando uma verba entre 40 e 60 mil euros para indemnizações.
Com uma extensa carreira na área da mobilidade, Cristina Pinto Dias, licenciada em Economia, iniciou o seu percurso na CP em 1992 como técnica superior. A sua carreira inclui passagens pelo Instituto Nacional do Transporte Ferroviário e pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, além de ter integrado a administração da Comissão Instaladora da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa.
Antes de assumir a presidência da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários), Cristina liderava também a SIMEF e a Transportes Intermodais do Porto (TIP). A sua nomeação como secretária de Estado da Mobilidade ocorreu no âmbito de uma remodelação governamental liderada por Luís Montenegro, que nomeou 41 novos secretários de Estado.
Cristina Pinto Dias tomará posse oficial como secretária de Estado da Mobilidade esta sexta-feira, às 18 horas, juntando-se assim a Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, e Patrícia Santos, secretária de Estado da Habitação, no Ministério das Infraestruturas e Habitação, liderado por Miguel Pinto Luz.