Montenegro já está em Belém para apresentar ministros do novo Governo a Marcelo

Lista dos novos governantes será publicada na página da Presidência da República.

Pedro Zagacho Gonçalves

Pouco antes da 18h00, hora combinada, Luís Montenegro chegou ao Palácio de Belém para reunir com o Presidente da República e apresentar os nomes que vão compor o novo Governo do PSD/CDS-PP. Montenegro chegou sozinho, sem nenhum dos elementos do seu ‘núcleo-duro’.

À entrada, sem tecer comentários, Luís Montenegro disse apenas que estava “muito bem disposto”.

Apos o encontro entre o primeiro-ministro indigitado e Marcelo rebelo de Sousa, a lista dos nomes dos novos ministros do XXIV Governo Constitucional será analisada e publicada na página oficial da Presidência da República.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser hoje recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18:00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional, mas já são conhecidos alguns dos nomes que vão integrar a ‘lista’ no novo Executivo.

O líder do CDS, Nuno Melo, juntamente com Joaquim Miranda Sarmento, Pedro Reis, Miguel Pinto Luz e António Leitão Amaro, serão alguns dos nomes integrados no novo Governo liderado por Luís Montenegro, segundo avançam fontes do PSD à CNN Portugal. Já durante a tarde de hoje, foram avançados mais dois nomes, Ana Paula Martins e Pedro Duarte.

Continue a ler após a publicidade

Para além destes nomes, a SIC confirma Maria do Rosário Palma Ramalho como nova ministra do Trabalho e Segurança Social, Paulo Rangel para ministro de Estado e Negócios Estrangeiros e Manuel Castro Almeida como ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Nuno Melo, atual presidente do CDS-PP, é advogado e foi eleito deputado nas legislaturas de 1999, 2002 e 2005. Em 2009, encabeçou a lista do CDS-PP às eleições europeias, tornando-se deputado no Parlamento Europeu.

Já António Leitão Amaro, Vice-Presidente do PSD, é professor de Finanças Públicas na Universidade de Lisboa e na Católica Global School of Law. Já ocupou cargos como Secretário de Estado da Administração Local e foi deputado à Assembleia da República em várias legislaturas.

Continue a ler após a publicidade

Pedro Reis, licenciado em Gestão e Administração de Empresas, foi um dos coordenadores do programa económico da Aliança Democrática. Com experiência como presidente da AICEP, é apontado para a pasta da Economia, ainda sem confirmação oficial.

Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD e ex-número dois da Câmara Municipal de Cascais, deverá integrar o novo Governo. Com um passado como secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, é provável que assuma a pasta das Infraestruturas.

Joaquim Miranda Sarmento, professor auxiliar de Finanças no ISEG-Lisbon School of Economics and Management, foi assessor económico do Presidente Cavaco Silva e trabalhou no Ministério das Finanças, pelo que deverá ser apontado a essa pasta.

Por seu lado, Pedro Duarte foi deputado de 1999 a 2011 e é atualmente coordenador do Conselho Estratégico Nacional. Fez parte da Assembleia Parlamentar da NATO e foi secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional. Do Porto, é doutorado em Estudos de Desenvolvimento, pelo ISEG (Universidade de Lisboa), mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus e licenciado em Direito. Também desempenhou funções como diretor nacional da primeira campanha de Marcelo Rebelo de Sousa às presidenciais, em 2016.

Ana Paula Martins é apontada à pasta da Saúde, e já terá aceite o convite. A farmacêutica, licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorada em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa, foi professora universitária durante duas décadas e, entre 1989 e 19992 foi secretária-geral da Ordem dos Farmacêuticos´. No mesmo organismo, chegou a Bastonária entre 2016 e 2022. De dezembro de 2022 a janeiro de 2024 foi diretora do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Continue a ler após a publicidade

O XXIV Governo Constitucional tomará posse na próxima terça-feira, com os secretários de Estado a serem nomeados dois dias depois. O programa do Governo será apresentado a 10 de abril, seguindo-se o debate nos dias 11 e 12 de abril. A entrada em plenitude de funções do executivo de Luís Montenegro apenas ocorrerá após a aprovação do programa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.