Esta quinta-feira vai decorrer a partida de Força Nacional Destacada para a Lituânia, no âmbito da missão ‘Enhanced Air Policing 2024’ (eAP24) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO): a cerimónia, na Base Aérea Nº 5 em Monte Real, vai ser presidida pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, general José Nunes da Fonseca e os militares vão receber o Estandarte Nacional que os acompanhará no teatro de operações da Lituânia.
A decorrer de 1 de abril a 31 de julho de 2024, a eAP24 envolve a participação de até 95 militares da Força Aérea e quatro aeronaves F-16M, que vão operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, rendendo a França, país que atualmente está incumbido desta missão.
Desde 2007 que a Força Aérea Portuguesa participa em missões de policiamento aéreo nos bálticos, no âmbito das Assurance Measures da NATO. Estas missões compreendem o policiamento do espaço aéreo dos países bálticos através da identificação e interceção de aeronaves que não cumpram com as regras internacionais da aviação ou que sejam um potencial risco para o tráfego aéreo e para a segurança coletiva.
De acordo com a decisão do Conselho do Atlântico Norte, as forças aéreas dos membros da NATO protegem o espaço aéreo da Estónia, Letónia e Lituânia numa base rotativa desde 29 de março de 2004, quando os Estados Bálticos aderiram à Aliança.
A principal base aérea da missão de Policiamento Aéreo do Báltico fica na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia. Durante a cimeira da NATO em Chicago em 2012, o Conselho do Atlântico Norte prolongou indefinidamente a missão de Policiamento Aéreo do Báltico, sublinhando a abordagem coletiva para preservar a integridade do espaço aéreo da NATO e a solidariedade entre os Aliados na obtenção de segurança e proteção.





