Ucrânia: UE só vai entregar metade das munições prometidas até final de março

Até final deste mês de março, a UE irá entregar 500 mil munições de artilharia à Ucrânia, no âmbito da iniciativa que pretende enviar um milhão de munições a Kiev este ano.

De acordo com Peter Stano, porta-voz para a política externa da Comissão Europeia, citado pelo European Pravda, “no final de março, serão cerca de meio milhão de munições de artilharia” entregues.

“Podemos não ter entregue um milhão até ao final de Março, mas a Ucrânia receberá, na verdade, mais de um milhão, com base na capacidade e nas encomendas que foram feitas”, assegurou o responsável.

Recorde-se que, na semana passada, a Comissão Europeia anunciou a atribuição de 500 milhões de euros a empresas europeias para alargarem as suas capacidades de produção de munições ao abrigo de um regime que permitirá aumentar o fornecimento de munições e armamento à Ucrânia, e ao mesmo tempo reabastecer os stocks dos países da UE.

Já ontem, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-Membros da UE adotaram uma decisão final para atribuir 5 mil milhões de euros adicionais para apoio militar à Ucrânia ao abrigo do Mecanismo Europeu para a Paz.






Comentários
Loading...